Secretário de Estado da Agricultura elogia Casa Ermelinda Freitas: “É uma empresa familiar que é uma referência na produção de vinhos em Portugal”

A Casa Ermelinda Freitas lançou o “Vinho das Grutas”, um tinto reserva de 2015, numa cerimónia realizada a 31 de maio, nas Grutas de Mira de Aire, concelho de Porto Mós, contando com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, do presidente do ViniPortugal, Frederico Falcão, presidente do conselho de administração das Grutas de Mira de Aire, Carlos Alberto Jorge, a proprietária da Casa Ermelinda Freitas, Leonor Freitas, o enólogo Jaime Quendera, deputados, autarcas e várias personalidades ligadas ao setor e amigos da adega de Palmela como o cantor Toy. O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações a Leonor Freitas e às grutas e considerou ser “uma iniciativa tão interessante para Portugal”.


Rui Martinho disse “é um gosto e orgulho participar numa sessão com estas caraterísticas em que acompanhamos pessoas que põem tanta paixão naquilo que fazem, como Leonor Freitas, o enólogo Jaime Quendera e o administrador Carlos Alberto Jorge que vive intensamente tudo aquilo que faz, são uma fonte de inspiração, pessoas extraordinárias e agradecer em nome do governo, o vosso empenho”.


“Esta sessão junta a celebração de um produto notável que é o vinho, um embaixador daquilo que melhor se faz em Portugal e um reflexo da nossa cultura e da vida dos portugueses e das comunidades que produzem o vinho no nosso país”, salienta Rui Martinho, elogiando o centenário da Casa Ermelinda Freitas, que é “notável”.


“É uma empresa familiar que é uma referência na produção de vinhos em Portugal, na campanha de 2021/2022, a Casa Ermelinda Freitas atingiu 16% do total da produção da península de Setúbal, e foi responsável de certificação de 27% do volume da região, o que corresponde a 12,2 milhões de litros, um número e trabalho extraordinário”, concluiu.

Joana Freitas, coordenou do projeto, junto do enólogo Jaime Qunedera, o administrador das grutas, Carlos Jorge, e o jornalista Amílcar Malhó


Carlos Alberto Jorge manifestou satisfação pela concretização deste projeto que é “uma parceria fabulosa” com a Casa Ermelinda Freitas, sublinhando que vai “dar mais visibilidade às Grutas de Mira de Aire”.


Das doze mil garrafas do “Vinho das Grutas” que estagiaram desde março de 2017, a 80 metros de profundidade, a uma temperatura constante de 17.º graus e humidade de 90%, seis mil da colheita de 2015 foram retiradas para serem lançadas no mercado. Ficaram ainda seis mil da colheita de 2016. Como habitualmente, o enólogo da Casa Ermelinda Freitas, Jaime Quendera é o responsável pela elaboração deste vinho que integra as castas portuguesas; castelão, touriga nacional, aragonês e francesas: Syrah, Cabernet sauvignon, merlot e petit Verdot.


Para Jaime Quendera, trata-se de um vinho “robusto, intenso, cheio, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano para afinar os tatinos, seguindo-se cinco anos nas grutas de Mira de Aire, onde evoluiu, aprimorando a refinando as suas qualidades”.

Vinhos das Grutas lançado pela Casa Ermelinda Freitas


A ideia deste projeto nasce de um almoço entre amigos no restaurante do complexo das Grutas de Mira de Aire, em 2017, onde o presidente do conselho de administração das grutas, Carlos Alberto Jorge, apresentou ao jornalista ligado à gastronomia e vinhos e amigo da Casa Ermelinda Freitas, Amílcar Malhó, uma garrafa de vinho “Dona Ermelinda”, reserva, tinto de 2004, que estagiou durante 12 anos, nas grutas, revelando-se uma “agradável surpresa”.

O episódio foi relatado a Leonor Freitas e ao enólogo Jaime Quendera, que ao provar o vinho aperceberam-se das qualidades, que entre outras caraterísticas, manteve “juventude” e “elegância” e decidiram avançar com esta parceria. O lançamento das primeiras garrafas esteve previsto para 2020, ano que a Casa Ermelinda Freitas celebrou 100 anos de existência, mas a pandemia levou ao adiamento. De referir que a bisavó materna de Leonor Freitas, de nome Rosa do Rosário, nasceu em Mira de Aire.