Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo regressa em Abril: Apresentação na Bolsa de Turismo de Lisboa

O evento foi apresentado pela primeira vez na Bolsa de Turismo de Lisboa tendo em vista atrair cada vez mais visitantes. Moita e Viana do Alentejo esperam a visita de milhares de pessoas.

 Florindo Cardoso

A XVII Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo que vai realizar-se de 26 a 30 de Abril foi apresentada no passado sábado, 18 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, pelos presidentes das duas autarquias, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo, demonstrando a importância económica deste evento que atrai milhares de visitantes.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, lembrou que a romaria a decorrer durante quatro dias, tem um percurso de 150 Km, por terra batida, com partida da Moita no dia 26 de Abril pelas 9 horas e chegada a Viana do Alentejo no dia 29 de Abril pelas 17 horas.

“Trabalhamos todos os anos para que a romaria ganhe mais expressão e seja melhor de ano para ano”, disse o edil alentejano, realçando a importância deste evento para a economia local do concelho. “Estão todos convidados a visitar Viana do Alentejo”, concluiu.

Já o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, disse que “esta é uma romaria com cariz religioso, que durante algumas décadas deixou de se realizar e que foi, entretanto, retomada e tem vindo a crescer”.

“Além do cariz religioso tem também uma vertente de natureza turística”, disse ainda o autarca, salientando que “são já centenas os cavaleiros envolvidos nesta romaria”

“Queremos que a Romaria se torne cada vez mais num cartaz turístico das duas regiões. Assistam à romaria e quem sabe venham a participar”, adiantou o edil.

Miguel Almeida, presidente da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, assegurou que “temos as coisas todas prontas para voltar ao caminho”, frisando que “esta romaria só é possível pela fé e devoção que nos move”. “Para além do convívio entre os cavaleiros essa parte é muita importante”, acrescentou.

Mário Serpa, o novo presidente da Associação Equestre de Viana do Alentejo, convidou todos a participarem na romaria. “Apareçam, estamos lá à vossa espera”, afirmou.

Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, afirmou que “já estive várias vezes na chegada da romaria a Viana do Alentejo e é um momento único, de uma beleza única, é impressionante assistir a este evento que espelha bem a tradição e cultura equestre”.

No ano passado, chegaram a Viana do Alentejo mais de 600 cavalos e cerca de 2.000 romeiros, número que este ano pode ser ultrapassado, devido à grande procura de informação de pessoas, que já manifestaram o seu interesse em participar pela primeira vez.

A Romaria é uma tradição comum aos dois concelhos, que data do século passado. Naquela época, os lavradores deslocavam-se ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires, no mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora D’Aires, padroeira dos animais, e para pedirem boas colheitas na sua agricultura.

Após um interregno de mais de setenta anos, a tradição foi retomada em 2001, realizando-se no último fim-de-semana do mês de Abril, aquando da Procissão de Nossa Senhora D’Aires.

Durante quatro dias, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, percorrem os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois Municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita.

Apesar do carácter religioso que está na sua génese, a romaria assume actualmente uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes. Um evento que alia a fé com um ambiente ímpar e de camaradagem.

Promovida por uma comissão organizadora, constituída pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo foi distinguida, em 2011, com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição”.