Revista Medi@ções do IPS dedica novo número à relação escola/família/comunidade

Já está disponível o novo número da Revista Medi@ções, publicação online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), desta vez dedicada à relação “Escola, família e comunidade na construção de parcerias” e seu impacto no processo de desenvolvimento e formação das crianças e jovens.

Organizada em oito artigos, a nova edição conta com contributos de autores com origens institucionais diversas, desde docentes e investigadores do Ensino Superior até professores e educadores, numa abordagem multidisciplinar sobre o que se considera ser uma “temática emergente nas políticas educativas locais e na construção de parcerias entre escolas, famílias e comunidades”, segundo os responsáveis editoriais Isaura Pedro (ESE/IPS) e Pedro Silva (ESECS/Instituto Politécnico de Leiria).

O primeiro conjunto de textos oferece uma reflexão sobre os fatores culturais, psicossociais e contextuais que influenciam os processos de aprendizagem, a transição e o bem-estar das crianças/jovens. O segundo núcleo de artigos centra-se, por seu turno, na abordagem das parcerias entre escola, família e comunidade na formação de profissionais da educação.

Sendo aluno na escola, filho em casa, e também membro de uma comunidade, a criança/jovem é, pois, o “elemento comum nesta relação triangular”, pelo que “se torna fulcral que estes três vértices da relação não constituam mundos à parte”, consideram os responsáveis editoriais, apelando para a necessidade de “boas parcerias”.

Este número da Revista Medi@ções inclui ainda um artigo na área da biodiversidade vegetal – “Ensinar e aprender sobre as plantas: atividades dinamizadas por futuros professores numa Biblioteca Municipal” – da autoria de Helena Simões e Sílvia Ferreira, docentes da ESE/IPS.