Técnica inovadora no tratamento da Fibrilhação Auricular disponível no Hospital de Setúbal

O sector de Arritmologia, Electrofisiologia e Pacing do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo – Unidade Local de Saúde da Arrábida, iniciou em abril de 2024 a utilização da Pulse Field Ablation (PFA) no tratamento da Fibrilhação Auricular.

Esta nova técnica de ablação de fibrilhação auricular, iniciada por Dinis Mesquita, com o apoio de Ana Leonor Parreira, que consiste na utilização de impulsos elétricos, que causam destruição irreversível das células cardíacas responsáveis pela Fibrilhação Auricular, sem lesar as estruturas adjacentes. Neste sentido e como demonstrado em ensaios clínicos prévios, permite a realização de procedimentos com uma elevada taxa de segurança e mantendo a mesma eficácia que a energia habitual de radiofrequência ou crioenergia. A par destas características, este procedimento é mais rápido do que a ablação convencional, o que permitirá no futuro o tratamento de mais doentes e de forma atempada, evitando a progressão de uma doença tão prevalente e com morbilidade muito expressiva.

Assim, com o início desta nova técnica a oferta de procedimentos inovadores, seguros e eficazes mantém-se como um objetivo, permitindo oferecer à população da Unidade Local de Saúde da Arrábida um dos tratamentos state of the art para esta arritmia.