Professor Fernando António Baptista Pereira dá última aula a 6 de julho

A 6 de julho, dia em que completa 70 anos, o professor catedrático Fernando António Baptista Pereira dará a sua Última Lição, despedindo-se assim da sua longa carreira como docente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Nesta Última Lição intitulada VOX DEEST, o professor fará uma reflexão sobre a “Voz” dos Artistas, a partir das 11h00.

Recorde-se que Fernando António Baptista Pereira está fortemente ligado a Setúbal, sobre ao Museu de Setúbal.

Fernando António Baptista Pereira (Lisboa, 1953) é professor universitário e curador e é o Presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) desde 2019. É licenciado em História pela Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras, 1976), uma Pós-graduação em Museologia pelo antigo Instituto Português do Património Cultural (1984), e um doutoramento em Ciências da Arte (História da Arte) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2002).

Atualmente, enquanto docente na FBAUL, leciona História da Arte e Museologia. É docente na Universidade de Lisboa (na Faculdade de Letras e na Faculdade de Belas-Artes) desde 1979, e é atualmente Professor Associado com nomeação permanente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde foi Presidente do Conselho Pedagógico (2005-2012), do Conselho Científico (2012-2017), foi Diretor do do Centro de Investigação e Estudos em Artes Plásticas (CIEBA), de 2010 a 2016, sendo também autora dos Planos de Estudos da Licenciatura em Ciências da Arte e do Património e do Mestrado em Museologia e Museografia daquela faculdade.

Como tutor, orientou centenas de dissertações de mestrado e doutorado. teses, bem como fazer parte de júris de dissertações e teses. Tem uma vasta e diversificada obra publicada, comunicações orais e em cartazes (nacionais e internacionais) nas áreas da História da Arte e Cultura Portuguesa, Crítica de Arte e Museologia.

É autor da Concepção e Programação de vários Museus (nomeadamente o Museu do Oriente, Lisboa, e os Museus do Trabalho e Convento de Jesus, Setúbal) e das principais Exposições nacionais e internacionais em Portugal (com destaque para a primeira exposição do Museu, a Ermida em Lisboa), Espanha, Brasil e Macau, além de ser responsável pela coordenação científica dos respectivos catálogos. Revisor Científico da Nova História da Arte de Janson, publicado em Janeiro de 2010 pela Fundação Calouste Gulbenkian. De 2017 a 2019.