A Igreja de Santiago, em Alcácer do Sal, juntou, na celebração eucarística, a 30 de julho, cerca de 270 jovens peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) oriundos do Brasil, França e Paraguai.
Estes jovens, que se encontram em Alcácer, têm aproveitado para conhecer a história e cultura local, sob orientação e acompanhamento de voluntários e do Comité Organizador Paroquial (COP).
Na cerimónia, onde marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença, houve espaço para um agradecimento público dos jovens peregrinos aos voluntários, à COP, à população e a todas as entidades locais envolvidas na organização, pela hospitalidade com que foram recebidos.
Estes peregrinos já seguiram para Lisboa onde assistirão às cerimónias da JMJ 2023.
Recorde-se que no âmbito da realização da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ) em Lisboa, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal estabeleceu uma parceria com o Comité Organizador Paroquial (COP) de Alcácer do Sal para a semana de Dias Nas Dioceses, integrada na organização das JMJ. A assinatura do contrato que viabiliza este acordo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença, e o representante do Comité Organizador Paroquial de Alcácer do Sal (COP), Padre Sezinando Alberto.
Entre outros apoios, entre os quais o logístico, a Câmara Municipal cedeu o Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Alcácer do Sal e o Pavilhão de Desportos de Alcácer (EB Pedro Nunes) para dormidas, e o refeitório da EB Pedro Nunes para refeições. A Arquidiocese de Évora, na qual o COP de Alcácer se insere, solicitou este apoio ao Município dada a necessidade de cooperação entre autoridades civis e religiosas para a satisfação das necessidades logísticas e de organização das JMJ Lisboa 2023, com particular incidência na semana Dias Nas Dioceses, considerando que a referida Arquidiocese acolheu, no seu território, 7.500 jovens provenientes de todo o mundo, 271 dos quais ficarão no concelho de Alcácer do Sal, para que possam participar na referida iniciativa, que decorreu entre os dias 26 de julho e 1 de agosto, antecedendo a JMJ Lisboa 2023, que tem lugar entre os próximos dias 1 e 6 de agosto.