Francisco Branquinho vai ser o ensaiador da marcha dos Ídolos da Praça em 2024

Francisco Branquinho vai ser o ensaiador da marcha do Núcleo Recreativo e Desportivo “Ídolos da Praça”, no concurso das Marchas Populares de Setúbal em 2024. A apresentação pública da equipa técnica foi feita, a 15 de outubro, pela direção do clube, nas instalações da coletividade.

O ensaiador será ainda responsável pelo figurino, coreografia e cenografia. Francisco Branquinho tem uma larga carreira ligada às marchas de Setúbal, sendo ensaiador da Palhavã, que alcançou a 3.ª posição na edição de 2022. Este ano, brilhou em Lisboa, com a marcha de Carnide.

A coletividade que venceu em 1989, 1990, 1994 e 1997, volta ao certame, doze anos, após a última participação, apresentou a equipa responsável. Além do ensaiador, foi anunciada a madrinha da marcha que será a cantora Inês Pereira, que já representou as Pontes, Bicross e Palhavã.

A marcha terá música de Duarte Zacarias (venceu a melhor música em 2022 das Marchas Populares de Setúbal pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, musicando um poema de Alexandrina Pereira) e a letra de Idaliano Batista (ganhou o concurso da Grande Marcha de Setúbal em 2012 juntamente com Artur Jordão), sendo ainda responsável pelo hino da coletividade).

O presidente da direção dos “Ídolos da Praça”, Bruno Vigário, disse que este é “um momento de emoções”, frisando que “pessoalmente é uma atividade que vivo muito”. “Na nossa coletividade, a marcha vai ser sobretudo uma atividade para aprofundar aquilo que é o espírito de amizade, companheirismo, diversão entre todos aqueles que queiram fazer parte da nossa marcha”.

Bruno Vigário salientou que vai ser “um grande investimento do clube”, prometendo que “vamos voltar com o mesmo prestígio e qualidade que sempre tivemos” nas nossas apresentações à comunidade.

O dirigente associativo elogiou a equipa técnica das marchas, cujos nomes foram aprovados por unanimidade pela direção do clube. Francisco Branquinho tem “ao longo destes anos de marchas populares apresentado um trabalho que está à vista de todos”, disse Bruno Vigário. “Estes nomes vão dar mais alegria ao certame das marchas populares”, assegurando que os Ídolos da Praça vão voltar com “muita alegria, esforço do clube e dedicação”.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Luís Matos, agradeceu o convite para participar neste evento, afirmando que marcou presença “com muito orgulho, emoção e dedicação”. Em relação às marchas populares e a este regresso dos Ídolos da Praça, “é preciso ter uma grande força de vontade” e “uma grande noção de equipa, companheirismo, e acima de tudo responsabilidade da direção encabeçada por Bruno Vigário”, disse ainda o autarca.

Para Luís Matos, as marchas populares de Setúbal refletem que “o movimento associativo na nossa freguesia e no concelho está vivo e recomenda-se” elogiando “o empenho” da direção desta coletividade.

Francisco Branquinho disse que “é com muita honra e prazer que estou aqui para trabalhar com os Ídolos”, acrescentando que “para mim, 2024, será um desafio enorme porque irei estar com nesta casa e também nas marchas de Lisboa”. O responsável adiantou que na parte da confeção dos figurinos contará com Antónia Nascimento.

“A única coisa que vos posso dizer é que é um projeto maravilhoso, à altura do que os Ídolos pediram e merecem, obrigado pelo convite e espera estar à altura”.

Inês Pereira agradeceu o convite. “É com muito gosto e agradeço porque já me sinto em casa”, disse a cantora.

Zacarias Duarte prometeu “dar o meu melhor como sempre faço”, confessando que “estou muito contente por trabalhar nos Ídolos, onde já estive como apenas como músico”.

De salientar que a União Desportiva e Recreativa das Pontes foi a vencedora da edição do concurso das Marchas Populares de Setúbal de 2023.