Presidente Vítor Proença revela que Alcácer tem “um conjunto de investimentos empresariais na ordem dos 900 milhões”

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, considera que o concelho é cada vez “mais atrativo e convidativo”, revelando que “desde 2013 visitaram o nosso posto de turismo cerca de 36 mil pessoas, das quais, a maioria são estrangeiros”. Isto significa que “tivemos muito mais pessoas a visitar Alcácer do Sal, mas aquelas que se dirigiram ao posto de turismo estão cifradas em 36 mil pessoas”, sublinhou o edil, na inauguração da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas que decorreu de 23 a 25 de junho, no Parque Urbano e atraiu milhares de visitantes.


Para o autarca, Alcácer do Sal, “terra histórica é hoje um concelho com centenas de prédios reabilitados, elevados investimentos agroalimentares, projetos turísticos na Comporta, Alcácer, e Torrão com uma qualidade de nível internacional, com rotas gastronómicas de alta projeção, dando como exemplos os projetos da Vanguard, Água Terra, Herdade da Comporta, entre outros a decorrer no terreno.


“O concelho de Alcácer do Sal está a crescer nos investimentos que estão a atrair mais pessoas e emprego”, afirma Vítor Proença, advertindo que “precisamos rapidamente de mais habitação disponível, quer para os promotores alojarem os seus trabalhadores, quer para aqueles podem ser atraídos para aqui residir”. “Não queremos em Alcácer o que se está a passar, infelizmente, em outros municípios aqui próximos”, adianta.


O edil disse ainda que o município está a incrementar “projetos variados para responder às necessidades de habitação, vamos vender um terreno em Santa Catarina, com 67 lotes, para viabilizar o alojamento de trabalhadores de empreendimentos para que tenham uma vida digna”.


“Estamos a avançar com a Estratégia Local de Habitação em que o município vai investir quer na reabilitação de casas de habitação social quer na construção de novos fogos para os carenciados e vamos vender lotes, a partir de um regulamento que nós estamos a iniciar”, afirma Vítor Proença, acusando o Estado central de “não ajudar quem mais precisa no domínio da habitação”.


O presidente da autarquia revelou que o concelho tem “um conjunto de investimentos empresariais na ordem dos 900 milhões de euros diretos”, contribuindo para isso “a proximidade ao mar oceânico, as duas barragens e o grande rio, que para nós são fontes de vida”.


“Lutamos pelo desassoreamento do rio Sado, no troço frente à cidade, num investimento que pode atingir os 2 milhões de euros, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente”, frisa o edil.


“Esta é a Alcácer do sal que se ergue no seu fulgor, nos seus inúmeros projetos, que estão em curso”, salienta Vítor Proença, dando como exemplos as obras do novo parque de estacionamento na margem Sul, avaliadas em 1 milhão de euros para “criar alternativas de estacionamento na cidade, o novo centro náutico, também na ordem de 1 milhão de euros, para colocar barcos no rio e com escola de remos. O autarca anunciou ainda obras no parque de empresa da zona industrial, num investimento de 2 milhões e um acordo com a Misericórdia de Alcácer para avançar como projeto de reconversão da praça de touros num pavilhão multiusos coberto para acolher corrida de touros e outros eventos para ser Alcácer e o Litoral Alentejano, num investimento de 4 milhões. O reforço da iluminação panorâmica do Convento de S. Francisco, na avenida José Saramago, e na biblioteca. O novo Parque Verde da Comporta está a ser desenvolvido num projeto de 800 mil euros. A reabilitação do bairro Miguel Torga com a construção de novos equipamentos no Torrão. Em Casebres e S. Martinho, está a decorrer um processo de renovação das redes e na avenida dos Aviadores, com um custo de 4 milhões.


“A nossa caminhada tens obstáculos, particularmente daqueles que repetidamente não estão a favor, numa atitude de mal dizer que o povo sucessivamente tem rejeitado”, acusa o autarca, prometendo que Alcácer do Sal “não desiste de novas ofertas nos transportes, particularmente no regresso dos comboios de passageiros, a parar na nossa estação”, e de reclamar junto do governo mais médicos, profissionais de saúde porque a nossa urgência básica e centro de saúde são a primeira linha para tratar eficientemente muitas pessoas”.


Vítor Proença defende a criação de “um polo da Escola de Enfermagem da Universidade de Évora aproveitando o edifício do Lar de Estudantes, numa cooperação com a Unidade Local de Saúde e um protocolo já firmado com a Universidade de Évora”.


A 31.ª edição da PIMEL 2023 – XXXI Feira do Turismo e das Atividades Económicas que decorreu de 23 a 25 de junho, no Parque Urbano de Alcácer do Sal recebeu mais de mais de 25 mil visitantes, o maior número de sempre, desde a pandemia do covid-19.


“Alcácer e o seu povo estão de parabéns pelo sucesso desta PIMEL”, disse o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, sublinhando que esta edição teve o condão de ser “um êxito, provavelmente a maior feira de sempre no concelho”. O edil elogia a forma “muito arrumada” do certame, dando realce à “grande importância do novo Parque Urbano de Alcácer do Sal na organização e sucesso do evento”.