Festival Queijo, Pão e Vinho atrai 19 mil visitantes, o maior número de sempre

A 27.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, que decorreu em S. Gonçalo, Cabanas (Quinta do Anjo) no último fim de semana (31 de março a 2 de abril) atraiu 19 mil visitantes, o maior número de sempre.


Durante três dias, os visitantes tiveram a oportunidade de contactar diretamente com os 39 produtores presentes (15 de vinhos da Península de Setúbal, nove queijarias, duas panificadoras e 13 de doçaria, mel, entre outros produtos), para além dos Queijos de Portugal, desfrutar do melhor da gastronomia regional, assistir à original Corrida de Ovelhas (este ano com Ovelhas 100% Saloias), a demonstrações de tosquia, atividades equestres, espetáculos musicais diários ou participar nas atividades na área da gastronomia e vinhos.

Francisco Macheta, presidente da ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, entidade organizadora, considera que este é já o “maior evento de produtos locais da região e uma referência nacional”, que tem como marcas distintivas a “proximidade entre consumidor e produtor, a ruralidade e o prazer de demonstrar a quem o visita os melhores produtos da região”.

Álvaro Balseiro Amaro, presidente do município de Palmela, elogia a equipa da ARCOLSA, que “não desiste e continua a resistir, contra ciclos recessivos”. O festival, segundo o edil, “celebra várias marcas”, como o Território Arrábida e o Queijo de Azeitão, e é importante “valorizar, promover e acrescentar valor” à região e aos seus produtos de qualidade através destes eventos.

O presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, António Mestre, disse que “este festival de base tradicional, mostra assumida da nossa ruralidade, foi, é e continuará a ser um festival resistente, porque privilegia o contacto direto entre produtores e consumidores, adapta-se a valores como a ecologia e a proteção ambiental, mantém de forma acessível condições de visitação”.