O projeto europeu DiGiTOOL_to_CE, que teve a participação de uma equipa de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), está nomeado para o prémio UNESCO ICT in Education Prize 2023, que anualmente distingue abordagens inovadoras no uso das novas tecnologias, como forma alargar as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida na era digital.
Financiado pelo programa Erasmus +, o projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos por um consórcio de seis parceiros coordenado pela BA School of Business and Finance (Banku Augstskola), da Letónia, tendo chegado ao seu término com uma reunião realizada em Setúbal, em abril de 2023. O IPS integrou este consórcio com uma equipa de três docentes da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) constituída por Luísa Cagica Carvalho, Duarte Xara-Brasil, Sandrina Moreira e Márcia Santos.
Tendo como principal foco a criação de ferramentas digitais para entender a Economia Circular, o projeto DiGiTOOL_to_CE reúne os critérios para integrar a lista dos potenciais vencedores do UNESCO ICT in Education Prize, que, na sua edição de 2023, é dedicado à temática “Aprendizagem digital para uma educação mais ecológica”.
Enquadrado no Plano de Ação de Educação Digital (2021-2027) da Comissão Europeia, e alinhado com Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), o projeto focou-se no desenvolvimento de ferramentas para apoiar as instituições de Ensino Superior na implementação de soluções de educação digital nos seus currículos, com especial foco nos temas da Economia Circular e dos Modelos de Negócios Circulares.
Entre os resultados alcançados destacam-se a criação de um curso online assíncrono e inovador sobre a temática da Economia Circular e dos Negócios Verdes e o tutorial eletrónico DiGi MENTOR, que ensina como planear, desenvolver e executar formações desta natureza nas instituições de Ensino Superior. Pretendeu-se, em última instância, melhorar as competências pedagógicas digitais dos educadores, permitindo-lhes oferecer educação digital inclusiva de alta qualidade.