Palmela recria “Queima do Judas” no Centro Histórico a 30 de março

O município de Palmela, com os grupos de teatro e o movimento associativo do concelho, mais uma vai realizar a “Queima do Judas” no dia 30 de março, às 21h00, no centro cistórico e largo de S. João.

A “Queima do Judas” é um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera e ao início de um novo ciclo de vida, saindo à rua, anualmente, no Sábado de Aleluia. O ritual foi recuperado pela Câmara Municipal de Palmela em 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro.

A “Queima do Judas” envolve a participação de centenas de participantes, num percurso que inicia no Largo dos Loureiros – com passagem pelo Largo do Município, Praça Duque de Palmela, Largo D. Afonso Henriques, Largo D. João I, Largo do Mercado, entroncamento entre a Rua Hermenegildo Capelo e a Rua Heliodoro Salgado, Largo do Marquês de Pombal e Largo Passo da Formiga – e termina em convívio, no Largo de S. João.

A “Queima do Judas” contribui para a concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.