Volta a Portugal em Bicicleta com etapa em Setúbal

Setúbal vai receber a 5 de agosto o final da primeira etapa em linha da 82.ª Volta a Portugal Santander, um percurso de 175,8 quilómetros com início em Torres Vedras que culmina na meta instalada na Avenida Luísa Todi.

A emblemática prova do ciclismo português, que nesta edição tem início a 4 de agosto, com um prólogo em Lisboa, está de regresso à cidade setubalense, com chegada prevista para as 17h30 dos primeiros atletas à meta instalada defronte do Largo José Afonso.

A primeira etapa em linha da 82.ª Volta a Portugal Santander parte às 13h00 de Torres Vedras e inclui, no percurso até Setúbal, três metas volantes, em Alenquer, Arruda dos Vinhos e Palmela, assim como dois prémios de montanha, um de 4.ª categoria, em Sobral de Monte Agraço, e outro de 2.ª, na Arrábida.

O programa da RTP1 “Há Volta”, com transmissões em direto longo da etapa, reserva, para Setúbal, animações, entrevistas, entre vários outros momentos de entretenimento e de promoção da Volta a Portugal Santander em bicicleta.

A passagem da Volta em Setúbal motiva condicionamentos à normal circulação rodoviária na cidade, em particular na zona da meta, na Avenida Luísa Todi, entre as 20h00 de 4 de agosto e as 21h00 de 5 de agosto, a detalhar brevemente.

A organização deste evento desportivo, com a parceria local da Câmara Municipal de Setúbal, adverte para o cumprimento das normas de segurança sanitária impostas pela Direção-Geral de Saúde em virtude da pandemia de covid-19, nomeadamente no que respeita ao uso de máscara e ao distanciamento social.

A competição desportiva, organizada pela Podium Events e Federação Portuguesa de Ciclismo, decorre este ano entre os dias 4 e 15 de agosto, e conta, além de um prólogo, com dez etapas, num trajeto com um total de 1568 quilómetros para fazer a ligação entre Lisboa e Viseu.

Além do prólogo, no dia 4, em Lisboa, com 5,4 quilómetros, a prova inclui, a 5, a etapa entre Torres Vedras e Setúbal, com 175,8 quilómetros, a que se segue, a 6, um percurso entre Ponte de Sor e Castelo Branco, com 162,1 quilómetros, enquanto, a 7, os ciclistas vão da Sertã à Covilhã, num trajeto de 170,3 quilómetros.

A quarta etapa da Volta arranca a 8, em Belmonte, seguindo até à Guarda por um percurso de 181,6 quilómetros, o qual finaliza a primeira metade da competição de ciclismo, retomada a 10, num trajeto que liga Águeda e Santo Tirso, com um total de 171,3 quilómetros.

A sexta etapa, a 11 de agosto, vai de Viana do Castelo a Fafe, em 182,4 quilómetros, a sétima, a 12, entre Felgueiras e Bragança, num total 193,2 quilómetros, enquanto a oitava, a 13, entre Bragança e Montalegre, desafia os ciclistas por um percurso com 160,7 quilómetros.

A nona etapa em linha da 82.ª Volta a Portugal Santander, a 14, vai de Boticas a Mondim de Basto, ligação realizada ao longo de 145,5 quilómetros, enquanto a décima e última etapa da competição decorre a 15, em Viseu, num contrarrelógio individual com 20,3 quilómetros.

Um total de 130 ciclistas em representação de 19 equipas participam nesta edição da prova que inclui dois contrarrelógios individuais – prólogo e última etapa –, 27 metas volantes e 33 prémios de montanha, quatro de 1.ª categoria, cinco de 2.ª categoria, treze de 3.ª categoria, dez de 4.ª categoria e um de Categoria Especial.