Politécnico de Setúbal espera 1.200 alunos do secundário durante Semana da Ciência e da Tecnologia

Cerca de 1.200 alunos e professores das escolas secundárias e profissionais vão participar na 21.ª Semana da Ciência e da Tecnologia (SCT), do Politécnico de Setúbal (IPS), até à próxima sexta-feira, dia 24 de novembro.

Lançada em 2002, como forma despertar o interesse dos jovens pelos universos da Ciência e da Tecnologia na semana em que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), a SCT do IPS tem vindo a consolidar-se como uma iniciativa incontornável no calendário escolar da região, oferecendo uma oportunidade privilegiada de contacto direto com a oferta do ensino superior politécnico nestas áreas do conhecimento.

Nesta edição, que desafia os jovens a “ampliar talentos, explorando horizontes infinitos”, numa visita pelos laboratórios das escolas superiores de Tecnologia do IPS, em Setúbal e no Barreiro, através de atividades práticas e experiências interativas que permitem conhecer de perto a oferta formativa do IPS, assim como os respetivos corpo docente, projetos de investigação e equipamentos.

A presidente do IPS, Ângela Lemos, realça a importância de se investir na formação e na continuidade de estudos, destacando o “ensino prático e de proximidade que poderão encontrar no Politécnico de Setúbal a par das inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional”.

Nesta SCT, serão contemplados os domínios científicos da Biotecnologia, Engenharia Civil, Tecnologias do Petróleo e Bioinformática, ministrados na ESTBarreiro/IPS, bem como as engenharias Mecânica, Eletrónica e de Computadores, Informática e Robótica, e as tecnologias Biomédica, do Ambiente e do Mar, disponíveis na ESTSetúbal/IPS.

A encerrar o programa da 21ª SCT do IPS, está prevista a conferência “Um planeta com futuro: a influência da ciência”, agendada para dia 24 de novembro, pelas 16h00, no anfiteatro da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), inaugurando um ciclo de debates em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se prolonga até dezembro.

Serão oradores Carla Gomes, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), Hugo Silva, diplomado do IPS e investigador do Instituto Superior Técnico (IST-UL), Ana Mata, docente da ESTSetúbal/IPS, e Joana Guerra Tadeu, ativista e autora e apresentadora da rubrica e podcast “Ambientalista Imperfeita”, da Antena 3. A moderação estará a cargo do Instituto Marquês de Valle Flor. A entrada é gratuita.