O município de Odemira instalou novos abrigos para colónias de gatos de rua, tendo colocado as primeiras duas casinhas em Odemira e Almograve. Está prevista a criação de outras zonas para abrigos de gatos, em espaços públicos do concelho onde também existem colónias, no âmbito de um conjunto de medidas para controlar estas situações de felinos errantes.
A autarquia alentejana desenvolveu o Programa CED (Captura – Esterilização – Devolução), através do Serviço Veterinário do Centro de Recolha Oficial e com a colaboração das associações de proteção animal locais (Associação Milpatas e Associação Quinta do Porto Sobreiro). O Município assume a esterilização dos felinos das colónias, bem como dos animais adotados através das associações. Desde 2018 foram esterilizados 1859 gatos.
“Aos cidadãos que alimentam os animais na rua, solicitamos que seja colocada apenas ração seca e que não sejam deixados restos de comida, sendo importante manter os espaços limpos. O apoio das associações e da população é importante para o controlo das colónias de gatos errantes”, refere o município, em comunicado.