Politécnico de Setúbal continua com ciclo de cursos gratuitos na área da construção sustentável

O Politécnico de Setúbal (IPS) tem aberto o período de inscrições para os últimos dois cursos do ciclo de formação piloto em construção sustentável e promotora da saúde e bem-estar, que surge enquadrada no projeto europeu BUILD2050, desenvolvido desde fevereiro de 2022 sob sua coordenação.

Incidindo na temática da Economia Circular e Metodologia LCA Aplicada à Construção, o Curso 7 deste ciclo de formações, com inscrições a decorrer até ao próximo dia 21 de dezembro, tem coordenação de Joanna Aleksiejuk-Gawron, da Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (Polónia).

Com prazo de candidaturas mais alargado, até 26 de janeiro de 2024, segue-se a oitava formação, em Modelos de Negócios Inovadores baseados na Economia Circular, sob coordenação de Antonis Livieratos, da Universidade de Atenas (Grécia).

A formação piloto contempla um total oito cursos gratuitos online, ministrados em inglês, cada um deles dirigido por um parceiro do consórcio e desenhados para dar resposta aos desafios emergentes do setor da construção civil no que toca à meta da descarbonização. Podem candidatar-se todos os interessados que tenham formação superior ou se encontrem a desenvolver atividade profissional nas áreas de Arquitetura e Engenharias (Ambiental, Civil, Mecânica, Eletrotécnica e Energética), em qualquer um dos países a que pertencem os parceiros do projeto.

As próximas duas ações previstas, a decorrer entre janeiro e março do próximo ano, assentam em métodos de ensino inovadores e conteúdos interdisciplinares, oferecendo um ambiente de trabalho e de partilha à escala europeia.

Para mais informações, consultar o website do projeto, em https://build2050.weebly.com/, ou contactar a equipa responsável, através do endereço build2050@ips.pt. Os candidatos podem inscrever-se em apenas um dos cursos ou em ambos, através de formulário próprio, disponível aqui.

Financiado pelo programa Erasmus+, o projeto BUILD2050 – Training for Sustainable and Healthy Building for 2050, a decorrer até 2025, é desenvolvido por um consórcio de sete instituições de ensino superior sob coordenação do IPS, através de uma equipa de 14 investigadores de várias áreas disciplinares, liderada pela docente Susana Lucas, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).

Além do IPS, são instituições parceiras do consórcio a Universidade de Bolonha e o Politécnico de Milão (Itália), a Universidade de Atenas (Grécia), a Universidade de Bochum (Alemanha), e a Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (Polónia).