Polícia Marítima de Setúbal apanha jovens com fogueiras nas praias da Arrábida

O Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Setúbal realizou durante a noite de 4 de Julho mais uma operação por meio aquático, com recursos materiais e humanos capacitados para o desembarque nas margens, com o objectivo de garantir a ausência de grupos e concentrações nas praias, bem como a realização de fogueiras, face ao tempo quente e ao Estado de Alerta de nível amarelo estabelecido no distrito de Setúbal.

Nesta ação, os elementos da Polícia Marítima, detetaram dois grupos de jovens, na zona já com vegetação na praia do Creiro (Portinho da Arrábida), ambos com fogueiras, em convívio, que acabaram por ser sensibilizados para o cumprimento das regras definidas pela DGS e para os riscos associados à presença humana nas margens das águas ou junto a arribas perigosas durante o período noturno, agravado pela fogueira efetuada em zona próxima de floresta. 

Os jovens acataram as orientações das autoridades e abandonaram o local. 

Embarcação com 11 pessoas multada

Ainda durante a operação, já na zona do rio Sado, foi detetada uma pequena embarcação que seguia de Setúbal para a Marina de Troia com 11 pessoas a bordo, superando quer a lotação máxima, quer o número de coletes a bordo. 

A embarcação foi acompanhada pela lancha da Polícia Marítima até ao destino, garantindo a segurança das pessoas embarcadas, sendo posteriormente elaborado o respetivo auto de contraordenação. 

“Alerta-se a população para a situação de contingência em vigor na Área Metropolitana de Lisboa, não sendo permitido aglomerados de pessoas em número superior a dez, bem como que a presença nas praias durante o período noturno, próximo de arribas instáveis. A realização de fogueiras em zonas densamente arborizadas em tempo quente representam também um comportamento de risco, pelo que não deve ser realizado”, refere a PM.