Ministra da Coesão Territorial aponta IPS como “instituição de excelência”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, considera o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), uma “instituição de excelência” e essencial para “reforçar a coesão territorial e social, não só da Península de Setúbal, mas também dos sítios onde decida levar o seu conhecimento e experiência”, como é o caso de Sines, onde projeta construir uma nova Escola Superior.

A governante marcou presença no dia de abertura da Feira de Emprego, a 8 de março, o ponto alto da Semana da Empregabilidade do IPS, que cumpre a sua 9.ª edição até sexta-feira, 10, numa organização em parceria com a Associação Académica (AAIPS), cujo dinamismo, realçou, “significa que o IPS está a fazer bem o seu trabalho”.

Numa edição que mobiliza mais de 140 empresas e organizações, a ministra da Coesão Territorial lembrou o papel do IPS nas “parcerias que faz com a comunidade” e a sua missão enquanto instituição de ensino superior, que vai muito além da formação. “Cada vez mais, a vossa missão é também usar o conhecimento que têm e que produzem para criar valor na comunidade, para criar inovação”, afirmou, oferecendo a parceria da tutela da Coesão Territorial, responsável pelos fundos regionais, no âmbito do próximo quadro comunitário, ao qual o IPS poderá candidatar alguns dos “muitos” projetos que tem em mãos.

Na mesma ocasião, a presidente do IPS, Ângela Lemos, salientou a importância deste evento como forma de “contribuir e apoiar o desenvolvimento regional, oferecendo aos estudantes, diplomados e entidades empregadoras momentos e espaços de construção de relações”. A responsável destacou também “a forte adesão”, mais uma vez, dos parceiros e organizações presentes, “que procuram a excelência no recrutamento dos seus trabalhadores e, por isso, decidiram participar nesta mostra de oferta de emprego”.

Ao longo dos dois dias de Feira de Emprego (8 e 9 de março), estão previstas 45 sessões de recrutamento e 58 sessões de pitch, “com o propósito de apoiar a inserção profissional dos estudantes e de proporcionar espaços para apresentação de ofertas de emprego e/ou estágios profissionais das entidades empregadoras, nas diferentes áreas de formação ministradas no IPS”, assinalou ainda Ângela Lemos.

Para encerrar, a 9ª Semana da Empregabilidade dá destaque à temática da sustentabilidade, promovendo, em parceria com a SEIES e o IEFP, um encontro em torno das “Práticas Empresariais pelas Pessoas e pelo Planeta” (dia 10, 10h00, Auditório 2 da ESTSetúbal/IPS).