Poceirão ganha Pavilhão Municipal José Silvério

O Pavilhão Municipal José Silvério, localizado na rua da Liberdade, em Poceirão, concelho de Palmela, inaugurado a 5 de março, sábado, resulta da requalificação do antigo polidesportivo, representando um investimento de 569.366 euros, com comparticipação a 50% pelo Portugal 2020.


O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, acompanhado de José Silvério, antigo presidente da Junta de Freguesia do Poceirão, realçou que esta obra é “a assunção de um compromisso para com esta terra e todas as gerações, que têm direito a ter, também, melhores infraestruturas para o seu desenvolvimento social e integral como seres humanos e, também, têm direito a serem felizes”, recordando o enquadramento da candidatura a fundos comunitários para a requalificação do antigo polidesportivo, “que acrescentou um conjunto de outras valências, com salas de resposta social integrada à comunidade. Aspetos que constituem, em nosso entender, um motor de bem-estar e de desenvolvimento”.


Este pavilhão multiusos, que terá gestão da Palmela Desporto E. M., possui cerca de 1.500 m2, três salas polivalentes para respostas sociais e comunitárias, espaços de apoio e instalações sanitárias acessíveis para o público. Será um espaço multifuncional, em interação com os já existentes na proximidade, e um novo recurso à disposição dos agentes locais. Ao nível das especificações desportivas, o Pavilhão Municipal José Silvério está equipado com um piso modular em polipropileno, apropriado para interior, de alta resistência e durabilidade, adaptado e aprovado por diversas federações de modalidades desportivas. Longitudinalmente, tem marcações que permitem a realização de jogos e competições das seguintes modalidades: andebol, futsal, basquetebol e voleibol. Possui um marcador eletrónico e está equipado com doze módulos de bancadas amovíveis que permitem uma lotação de 96 espetadores sentados.


Álvaro Balseiro Amaro deixou a “devida e justa” homenagem à freguesia de Poceirão, que celebra 34 anos em 2022e a José Silvério, personagem emblemática do concelho e ex-autarca de freguesia que dá o nome ao pavilhão. “Pela sua atitude cívica, pela sua dedicação a causas que vão desde os direitos dos agricultores, à constituição da freguesia ou projetos de desenvolvimento social e comunitário que deixaram história e marca nesta jovem freguesia. Ainda há aqui muito por fazer mas é justo reconhecermos que, também, há muito trabalho feito por quem foi o seu principal obreiro e protagonista”, concluiu.