Património da Arrábida em leilão

O professor Ruy Ventura, recentemente nomeado coordenador da Pastoral da Cultura Diocese de Setúbal pelo bispo sadino, D. José Ornelas, lançou um apelo aos mecenas e cidadãos em geral na sua página do Facebook para a preservação do património da Arrábida.

Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Pinha


Em causa estão várias peças de grande valor histórico para a região que estão à venda em leilão e que pertencem à coleção do Conde da Póvoa.

“Várias peças do património da Arrábida vão a leilão numa das mais conhecidas leiloeiras da capital. Estão integradas na chamada ‘Colecção Conde da Póvoa’, até agora guardada da Quinta da Serra”, afirma Ruy Ventura, sublinhando que “entre essas peças estão uma magnífica imagem da Senhora da Conceição e a icónica imagem da Senhora da Pinha, além de vários ex-votos da Senhora da Arrábida, da imagem mutilada de Santa Margarida e da caixa de um círio da mesma Senhora”.

“Curiosamente, durante décadas sempre houve quem dissesse que as peças tinham sido roubadas… ou estavam desaparecidas (lembro o livro do Dr. Pimentel…). Agora, vão a leilão por valores consideráveis, mas alcançáveis. Ainda em vida do Conde da Póvoa, outras foram vendidas. Uma delas foi adquirida por um anónimo e oferecida ao Museu Nacional de Arte Antiga”, afirma Ruy Ventura.
Ruy Ventura afirma que “já tive oportunidade de contactar quem de direito e, infelizmente, tendo em conta o curto tempo até ao leilão (15 dias), os poderes públicos nada podem fazer” e lança um apelo: “mas podem os azeitonenses… Está ao seu alcance licitarem. Não são valores baixos, mas há beneméritos na terra capazes de dar o que é seu pelo bem comum, criando talvez condições para nascer em Azeitão um museu de Arte Sacra e impedindo que várias peças do património da comunidade vão parar às mãos de um anónimo coleccionador… que até pode ser estrangeiro. Serão capazes de salvar o seu património da perda? Gostaria que sim. Quem precisar de mais pormenores poderá contactar-me pelo email biscainho.ventura@gmail.com”.