A Rampa Pêquêpê Arrábida 2023 vai disputa-se em 22 e 23 de abril, com a novidade de incluir espetáculos ao vivo numa fanzone, nas instalações do Caetano Retail Park.
Organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio do município sadino, a Rampa da Arrábida, pontua para os campeonatos de Portugal de Montanha, Clássicos de Montanha, Legends de Montanha e de Montanha 1300, bem como para a Taça de Portugal Kartcross Montanha.
Ao longo de um fim de semana, no asfalto da Serra da Arrábida, são disputadas três subidas oficiais, que se realizam no sábado, às 15h45, e no domingo, às 14h00 e às 15h45, três subidas de treinos oficiais, sábado, às 11h45 e às 14h00, e domingo, às 11h45, e ainda duas sessões de treinos livres, sábado e domingo, às 10h00.
O Fanzone Festival, montado nas instalações do Caetano Retail Park, patrocinador da prova, decorre entre os dias 21 e 23, com espetáculos de Herman José, Toy e Avô Cantigas.
Na apresentação da edição, realizada ontem no Caetano Retail Park, o vereador Pedro Pina considerou que os pilotos que “ano após ano voltam à Arrábida” para participarem na prova, fazem-no porque a rampa “é extraordinariamente bem organizada” pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da autarquia, e por a competição se realizar num “lugar único”.
Após recordar que nos dois últimos anos o evento desportivo ainda decorreu sob os efeitos do período pandémico, disse acreditar numa grande adesão do público na edição deste ano. “Estou certo de que as margens da rampa vão estar preenchidas com os adeptos do desporto automóvel, que vêm de toda a parte para verem esta extraordinária prova.”
O presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, Fernando Matias, lembrou que a prova é organizada “em estreita colaboração com o município de Setúbal, sem o qual não seria possível este evento acontecer”, e agradeceu, além dos patrocinadores, à Infraestruturas de Portugal, que este ano esteve presente “com mais força” do que nas edições anteriores para que a rampa “tivesse ainda mais segurança”.
O representante da Caetano Retail Park, João Pinto, deseja que a população de Setúbal adira ao evento e que a edição de 2023 “seja a melhor prova da Rampa da Arrábida de sempre”.
O cantor setubalense Toy, padrinho do Fanzone Festival, referindo-se ao Fanzone Festival, disse que vai haver “um grande palco” e barraquinhas, para que ali tenha lugar uma “festa popular onde as pessoas se divertem, onde podem beber um copo, comer uma bifana, mas, sobretudo, estar com a família, com as crianças”.
Herman José, Toy e o Avó Cantigas vão atuar nos dias 21, 22 e 23 de abril, respetivamente, num evento que é de entrada gratuita do domingo e tem bilhetes a 10 euros para sexta-feira e sábado, bem como um passe de dois dias por 15 euros. Os ingressos estão à venda em ticketline.pt, na Fnac e na Worten.
“Vão ser três noites fantásticas, três dias fantásticos. Vamos ter uma festa em Setúbal que se chama Rampa da Arrábida, vamos ter uma fanzone e vamos, cada vez mais, continuar a colocar Setúbal no mapa”, concluiu Toy.