A 26.ª edição da Feira Nacional do Porco que vai realizar-se de 16 a 18 de maio, no Parque de Exposições do Montijo “Acácio Dores”, espera 20 mil visitantes e será inaugurada pelo novo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes. A revelação foi feita por David Neves, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, entidade organizadora, na conferência de apresentação do certame, a 6 de maio, na Casa da Música Jorge Peixinho, onde também esteve presente o presidente do município do Montijo, Nuno Canta.
Sob o lema “Desafiar o Futuro com o Sabor da Tradição”, a feira terá cerca de 300 expositores nacionais e internacionais, quatro áreas de exposição distintas, onde os visitantes poderão encontrar um pavilhão dedicado à Gastronomia, outro dedicado aos equipamentos e maquinarias relacionados com a atividade da suinicultura, outro pavilhão mais setorial com a representação das empresas de genética, laboratórios farmacêuticos, fabricantes de rações, indústrias cárneas, movimento associativo e setor institucional e ainda a área de exposição ao ar livre com a maquinaria pesada e a exposição de animais vivos que contará com a exibição das três raças autóctones portuguesas.
Durante os três dias haverá concertos a ter início às 22h00, que contarão com nomes como Rosinha, a Noite Popular FM com muitos convidados e Os Improvisados.
Para David Neves, o evento assume uma grande importância institucional para o setor, sublinhando que “desde a sua primeira edição que é um importante certame institucional que tem marcado a agenda política dos diferentes agentes que nos últimos se têm deslocado ao Montijo e comprovado que este é um setor dinâmico, pujante e evoluído”.
Já Nuno Canta destaca o caráter inovador do certame e da atividade. “A Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores tem mantido um compromisso com a modernização da suinicultura nacional, com a transição energética da pecuária e com a procura de novas soluções para a melhoria do desempenho competitivo do sector”, disse o autarca, acrescentando que o concelho tem 43 explorações suinícolas, com 7 mil porcas de criação que dão cerca de 200 mil porcos por ano, e três marcas de referência do setor como a Isidoro, Stec Raporal e Carmonti.
“Montijo é a terra de transformação de carne” disse o autarca.
Feira Nacional do Porco vai ter as portas abertas entre as 10h00 e as 24h00.
A cerimónia de inauguração decorre no dia 16 de maio, às 15h00, com a presença do ministro da Agricultura e Pescas. Durante a cerimónia será assinada a escritura do Centro Tecnológico da Suinicultura.
A entrada terá um custo de 5€, dos quais 1€ reverte para a Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete – CERCIMA.
PROGRAMA:
Quinta-Feira, 16 de maio:
- 10:30 – Visita dos alunos do agrupamento de escolas básicas do Montijo e Afonsoeiro
- 15:00 – Sessão de Inauguração da XXVI Feira Nacional do Porco
- 16:30 – Seminário DGAV – Peste Suína Africana
- 19:00 – Bolsa do Porco
- 22:00 – Atuação Rosinha
- 23:30 – DJ Abilee
Sexta-Feira, 17 de maio:
- 10:30 – Visita dos alunos do agrupamento de escolas básicas do Montijo e Afonsoeiro
- 15:00 – A Agenda InsectERA: “Serão os Insetos a proteína do Futuro?”
- 16:30 – Apresentação do MAPA – Movimento Ambiente e Produção Alimentar
- 18:00 – Sessão de Entrega de Prémios TOPIGS NORSVIN
- 22:00 – Noite Popular FM, com:
- Luciana Abreu
- Gaby Fernandes
- Sónia Costa
- Nunno Portugal
- João Pereira
- 23:30 – Los Desperados
- 01:00 – DJ BOINAS
Sábado, 18 de maio:
- 12:00 – Sessão de Entrega de Diplomas
- 15:00 – Apresentação do Projeto Centro Tecnológico da Suinicultura
- 22:00 – Atuação Os Improvisados
- 23:30 – DJ Miguel Morais
- 01:00 – DJ Abilee