Bispo, Van Zee, Pedro Mafama e Nininho Vaz Maia são cabeças de cartaz da Santiagro que espera 40 a 50 mil visitantes durante quatro dias

A 36.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo que decorre, entre 30 de maio e 2 de junho, no recinto do Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, espera entre 40 a 50 mil visitantes durante os quatro dias, apostando num forte cartaz musical com Bispo, Van Zee, Pedro Mafama e Nininho Vaz Maia. A expetativa foi avançada pelo presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, na apresentação do evento que decorreu a 7 de maio, na MCM Cortiças, no Parque Empresarial do Cercal do Alentejo, no distrito de Setúbal.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, volta a apostar “num cartaz musical forte” com o objetivo de atrair “o público mais jovem” ao e tentar superar o número de visitantes do ano passado, disse o edil alentejano, reconhecendo que “o cartaz é obviamente aquilo que tem o maior peso [financeiro] na feira e é o principal fator de atração de pessoas à feira”.

Para Álvaro beijinho “um cartaz muito focado na juventude” permite garantir que o certame é visitado por pais e filhos. “Alguns destes artistas conseguem atrair um público muito jovem que, naturalmente, não pode vir sozinho e tem de trazer os pais” ao certame, disse o presidente do município, revelando que este ano, um orçamento de 267 mil euros, “mais 2,5%” do que em 2023.

“É um esforço que o município faz, mas considero que é um bom investimento, uma vez que estes grandes eventos têm um impacto muito importante na economia local”, considera Álvaro Beijinha.

O autarca revelou ainda que este “foi o ano com maior procura” por espaços no recinto que vai contar com “mais de 200 expositores” ligados a várias atividades da economia local e regional.

“É uma feira de matriz agrícola e rural que tem tido um percurso nos últimos anos de crescimento e este foi dos anos com mais procura por expositores”, estando “totalmente preenchida”, acrescentou o presidente do município.

Durante o certame será debatido o futuro do arroz, num colóquio organizado pela Caixa Agrícola da Costa Azul, no dia 31 de maio, que vai abordar a pesquisa, ciência e inovação, produção e novas práticas agrícolas, a questão da água e o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

A pecuária, a floresta e o cavalo vão estar também em destaque ao longo dos quatro dias, com batismos, galas equestres e gincanas, passeios de burro do pónei, demonstrações de tosquia de ovelhas.

A Santiagro conta também com uma exposição permanente de equídeos, bovinos, ovinos, caprinos e suínos. Álvaro Beijinha frisou que a autarquia “investiu na melhoria de condições do espaço para receber os animais.

O autarca salientou ainda o investimento numa bancada junto ao picadeiro, e na colocação de relva artificial nos pavilhões.

Álvaro Beijinha anunciou como novidades desta edição um vaivém que funcionará até às 4 horas, que passará pelas principais vias da cidade.

O programa dos quatro dias da feira agrícola vai incluir, além do setor expositivo, ‘showcooks’, demonstração da arte da cocaria, ‘workshops’, o maior aquário móvel da Europa para os mais novos, provas de vinho e de gin, passeios de ‘tuk-tuk’ motorizado, ordenha de cabras e garraiadas.

O cartaz musical conta ainda com as atuações dos dj Dadão (30 de maio), Kura e Zanova (31), Kevu e o espetáculo ‘Smells Like 90’s, no dia 1 de junho.

A entrada tem um custo diário de 2 euros por dia e de seis dias para os quatro dias do certame.