O Lisbon Music Fest, festival internacional de orquestras, coros, bandas, jazz big bands e ensembles de música de câmara apresenta-se em Setúbal para um concerto com The University of Central Oklahoma Jazz Ensemble 1 (Estados Unidos), no dia 9 de julho, às 21h00, no Forte de Albarquel.
A história do agrupamento The University of Central Oklahoma Jazz Ensemble 1 remonta a 1960, quando foi formado o primeiro grupo extracurricular de estudantes de jazz na University of Central Oklahoma (UCO). Uma década mais tarde, foi formalizado um ensemble de jazz como disciplina formal, nascendo assim um programa de jazz moderno, cujos grupos começaram a receber as melhores críticas em respeitados festivais de jazz. O jazz na University of Central Oklahoma tem crescido bastante e inclui atualmente onze grupos com ofertas de cursos de licenciatura e pós-graduação em jazz. Alunos, big bands e combos da UCO têm sido agraciados com inúmeros prémios e distinções em certames internacionais. O atual Diretor de Estudos de Jazz, Dr. Brian W. Gorrel, assumiu a liderança do UCO Jazz Ensemble 1 em 2009 e é também o orientador do Mestrado em Estudos de Jazz e da Licenciatura em Jazz Performance da UCO.
O Lisbon Music Fest vai passar por vários palcos até 22 de julho e reforça assim o seu percurso de afirmação nacional e internacional, mantendo a aposta na simbiose entre Música e Património. Todos os concertos são de entrada livre, percorrendo algumas das principais salas e monumentos das cidades de Lisboa, Porto, Setúbal, Batalha, Peniche, Paços de Brandão (Portugal) e Granada (Andaluzia, Espanha).
O distrito de Setúbal vai estar ainda representado no Festival com a Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Artes do Montijo, que atua no dia 8 de julho, às 21h30 nas Ruínas do Carmo – Museu Arqueológico do Carmo.
A programação da edição deste ano do Lisbon Music Fest integra o Arkansas State University Concert Choir (Estados Unidos), a Joven Orquesta de Cuenca (Espanha), a Banda Sinfónica Avanzada de la Escuela Libre de Música Antonio Paoli (Porto Rico), a Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Artes do Montijo (Portugal), o Jazz Ensemble 1 da University of Central Oklahoma (Estados Unidos), o Princeton Girlchoir (Estados Unidos), o St. Paul’s Girls’ Choir & Orchestra (Inglaterra) e o Trio Perpétuo (Portugal), agrupamento laureado na categoria de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos – RTP (edição 2022).
“Na sequência do sucesso alcançado nas edições anteriores, é com renovado entusiasmo e satisfação que apresentamos a edição 2023 do Lisbon International Youth Music Festival”, diz Tiago Neto, Diretor do Festival, ao mesmo tempo que dá as boas-vindas a todos os jovens músicos participantes e reforça o desejo de “que possam interagir e partilhar diferentes culturas e experiências artísticas num ambiente acolhedor e estimulante.”