Odemira Empreende
O projecto “Be Happy”, da jovem empresária Rita Norberto, venceu o “Odemira Empreende”, na categoria de “Melhores Iniciativas Empresariais”, promovido pelo município de Odemira e entregue a 20 de Julho, durante a 29.ª edição da FACECO.
“Be Happy” aposta na prática de vela na Barragem de Santa Clara e convenceu o júri pela inovação, recebendo um prémio monetário de 2 mil euros.
“Pretendemos da outra perspectiva da Barragem de Santa Clara com aposta para a prática de vela”, refere a jovem empreendedora, destacando “a vertente ambiental do turismo” com passeios à vela para crianças, adultos e famílias.
Para Rita Norberto, este prémio é “o reconhecimento deste projecto de carácter inovador”, considerando que a Barragem de Santa Clara apresenta “um óptimo potencial para a prática de vela”.
O segundo lugar foi atribuído ao projecto de joalharia de Elza Santos Pereira, que recebeu um prémio monetário de mil euros. A jovem criou um atelier em Vila Nova de Milfontes, que trabalha peças, artesenalmente, com materiais de prata, cobre e esmalte, usando cores fortes.
O produto é sobretudo para exportação, sendo a maioria dos clientes estrangeiros, com destaque para os mercados da Europa, Austrália e Japão. Já criou três postos de trabalho.
“Estou grata e bastante feliz pelo reocnhecimento” do projecto, frisou a joalheira.
Já o terceiro lugar foi atribuído ao “Hostel Nature”, de Diogo Matos Proença”, na Zambujeira do Mar, recebendo um prémio de 500 euros.
O jovem abriu o hostel em Agosto de 2018 e resulta da transformaçáo da casa dos avós numa unidade hoteleira com 4 quartos, 2 casas de banho, área comum e um cozinha, onde são oferecidos aos clientes ovos biológicos e produtos regionais.
“Em apenas 11 meses conquistámos bastante e esperamos melhorar”, disse o jovem empreendedor. Melhor Ideia Empreendedora e criativa”
O “Odemira Empreende” já apoiou 70 empresas e 90 projectos, criando 100 postos de trabalho, num investimento de 800 mil euros, desde 2015.
“Melhor Ideia Empreendedora e criativa”
Pedro Correia da Silva, com o projecto “Pic-Nic Lovers” venceu a categoia de “Melhor Ideia Empreendedora e criativa”, recebendo o prémio monetário de 2 mil euros. A ideia ainda não foi implementada mas a ideia é um apresentar um oferta que passa por um passeio fluvial num rio ou barragem, numa embarcação alugada a uma empresa de náutica de recreio para um casal. Este pode escolher o local e os produtos a usar no pic-nic.
“A ideia surgiu numa noite de cinema em casa quando assistia a um filme clássico com passeios de barcos”, disse o jovem, adiantando que o projecto pode ser implementado através das novas tecnologias com uma aplicação no telemóvel ou criar um site.
“Este prémio reforça a ideia da pessoa criar o próprio posto de trabalho, agora é passar do papel à acção”, concluiu.