1ª Mostra de Artes Performativas de Odemira entre outubro e dezembro

A 1ª Mostra de Artes Performativas de Odemira vai decorrer entre outubro e dezembro. Trata-se de uma iniciativa dedicada à infância e juventude, que propõe à comunidade educativa e ao público em geral a reflexão sobre o mundo através da arte, com a apresentação de vários espetáculos, oficinas e sessões de mediação.

A programação cultural arranca com a apresentação do espetáculo “O Estado do Mundo (Quando Acordas)”, de Inês Barahona e Miguel Fragata, pela companhia de teatro Formiga Atómica, agendada para o dia 25 de outubro, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com duas sessões para escolas (10h30 e 14h30), instituições de apoio à terceira idade e agentes culturais. Nesta produção, Edi, um rapaz de 8 anos, convida-nos a pensar sobre “O Estado do Mundo (Quando Acordas)”, colocando em cena relações de causa-efeito entre pequenos gestos e grandes consequências.

“A Mostra de Artes Performativas de Odemira é um projeto de programação de espetáculos de artes performativas para o concelho de Odemira, com os objetivos de dinamização cultural, formação artística, formação de públicos e educação pela arte, em estreita articulação com agrupamentos de escolas”, refere a autarquia, sublinhando que “ao trazer para o território criações implicadas em temáticas de enorme relevância, pretende gerar espaços de fruição, pensamento e diálogo livres, que possam ser inspiradores para além da sala de espetáculos”.

A iniciativa é organizada pela Associação Terra Batida, com direção artística de Catarina Barata, apoio da Direção-Geral das Artes e do município de Odemira e parcerias com Antena 2, Agrupamento de Escolas de Odemira, Agrupamento de Escolas de São Teotónio, Agrupamento de Escolas de Colos e Agrupamento de Escolas de Sabóia.