Obras de requalificação do Forte de Albarquel inauguradas a 10 de Julho

A Câmara Municipal de Setúbal vai inaugurar as obras de requalificação do Forte de Albarquel, na Arrábida, a 10 de Julho.

A revelação foi feita em entrevista ao jornal Setúbal Mais pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

“O Forte de Albarquel vai ser inaugurado a 10 de Julho. A obra está concluída mas esperamos pela lady Helen Hamlyn, que está a recuperar de uma intervenção cirúrgica para inaugurar”, afirma a edil sadina, adiantando que “já deveria ter sido inaugurado em Maio”. “O projecto está lindo”, adianta.

“O acesso será feito por num vaivém devido ao problema de falta de local de estacionamento e o estrangulamento da estrada”, conclui Maria das Dores Meira.

Esquecido ao longo de décadas e longe da imponência militar de outros tempos, o Forte de Albarquel renasce com num plano delineado pelo município para o transformar num espaço cultural e educativo, com valências museológicas e expositivas, componentes para diversas manifestações culturais e artísticas e funções de sala de visitas da cidade.

O Forte de Albarquel, localizado na praia com o mesmo nome, na margem direita da foz do rio Sado, integrou, a partir do século XVII, a linha defensiva do trecho do litoral que se estendia entre Setúbal e Sesimbra e funcionou como complemento do Forte de São Filipe na proteção da povoação marítima sadina.

A fortaleza foi projetada em 1642, no contexto da Guerra da Restauração da Independência portuguesa, quando D. João IV procedeu a uma ampla remodelação da estratégia defensiva de Portugal, à qual não foi alheia a proteção da barra do Sado.

Recorde-se que estas obras de recuperação da antiga fortificação militar, pagas The Helen Hamlyn Trust, no âmbito de um memorando de entendimento firmado em 2016, e ainda pelo município sadino, estiveram centrados, sobretudo, no interior do imóvel cedido pelo Ministério da Defesa à Câmara Municipal de Setúbal, em janeiro de 2015, por um período de 32 anos.