Dez concelhos do distrito de Setúbal em estado de alerta

Dez concelhos do distrito de Setúbal encontram-se em estado de alerta devido terem ultrapassado os 120 casos positivos de covid-19 por 100 mil habitantes.

Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Setúbal e Sines.

De fora estão apenas Alcácer do Sal, Santiago do Cacém.

Já Sesimbra faz parte do grupo de concelhos que irá recuar com o encerramento de restaurantes às 15h30, aos fins-de-semana, por ter registado 480 casos por 100 mil habitantes.

Segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a situação epidemiológica atual do país “afasta-se claramente da zona verde” o que significa que a 24 de junho, quando estava prevista nova fase de desconfinamento, “ela muito dificilmente” se poderá concretizará. Citando os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), o Rt, ou o risco de transmissão, encontra-se 1,13 e a incidência a 90,5 por 100 mil habitantes.

O Governo decidiu proibir a entrada e saída da Área Metropolitana de Lisboa ao fim-de-semana, de acordo com informação avançada pela ministra Mariana Vieira da Silva no final do Conselho de Ministros, com o objectivo de travar o aumento de contágios.

A medida entra em vigor às 15h00 de sexta-feira e termina às 6h00 de segunda-feira.

Esta proibição aplica-se à área metropolitana como um todo e não entre concelhos e a ministra garante que tem enquadramento legal.