Obras da nova sede da Junta de Freguesia de São Sebastião já começaram

A estrutura pré-fabricada em betão da futura sede da Junta de Freguesia de São Sebastião, localizada junto do auditório Bocage, ficou concluída em 22 de dezembro, devendo as instalações ser inauguradas em março ou abril de 2024.

Numa visita ao local, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, elogiou a Junta de Freguesia de São Sebastião pela visão que tem da maior freguesia da cidade e do concelho, considerando “extremamente importante” o “desenvolvimento, em termos de ocupação do território, para a prestação de serviços às populações”.

O autarca sublinhou que a Junta de Freguesia já dispõe de vários polos espalhados pelo respetivo território e agora concentra num mesmo terreno a sua nova sede, o Auditório Bocage, “que é uma sala polivalente para o uso cultural” da população, e o polo operacional, que ali já tinha sido instalado numa primeira fase.

“Esta zona dos Quatro Caminhos também fica, do ponto de vista urbanístico, muito beneficiada. Foi o preenchimento de um espaço, que era da Câmara Municipal e que cedemos à Junta de Freguesia para criar aqui estes equipamentos. Brevemente haverá aqui outros investimentos e, portanto, toda esta zona será amplamente requalificada”, acrescentou.

Destacando que a Junta de Freguesia seguiu “um programa de investimentos planeado”, o presidente da Câmara defendeu que tudo resulta de “uma visão de conjunto do território, com a sua qualificação”, que permite torná-lo “cada vez mais atrativo”.

Com a conclusão desta fase da construção da sede, na qual a Junta de Freguesia investiu até ao momento 216 mil euros, “apenas com capitais próprios, sem endividamento e com uma gestão criteriosa do orçamento”, de acordo com o presidente Luís Matos, fica a faltar realizar as obras de acabamentos e de arranjos exteriores e dotar o edifício dos equipamentos necessários.

Localizada na zona dos Quatro Caminhos, a futura sede da autarquia vai ocupar um edifício com 330 metros quadrados que permite melhorar a qualidade do atendimento e as condições de trabalho dos seus funcionários.

Quando a sede for transferida para o novo edifício, as instalações atuais, localizadas no Bairro 2 de Abril, vão ser requalificadas para depois alojarem um polo social destinado a servir as populações sénior e jovem da freguesia.

“Dá-nos muito gosto darmos continuidade ao trabalho iniciado neste mandato, e nos outros dois mandatos também”, disse Luís Matos, recordando que o processo “foi iniciado em 2015 com a construção do Polo Operacional do Monte Belo” e prosseguiu com a do Auditório Bocage, que dotou a freguesia de “um espaço polivalente capaz de receber o movimento associativo, grupos de moradores, iniciativas culturais e que tem sido amplamente procurado”.

Ao salientar o “papel preponderante” que a Câmara Municipal de Setúbal teve, “desde 2014/2015”, no processo de dotar a autarquia destes três equipamentos, Luís Matos notou que, com a nova sede, vai ser reforçada a “capacidade de resposta” da Junta de Freguesia numa “região mais central”, pois a atual sede está numa zona “muito fechada em si mesma”.