Obra sobre o Cardeal D. Américo Aguiar será apresentada em Setúbal

O livro“Américo Aguiar – Quem é e o que pensa o organizador da JMJ, que o Papa elevou a cardeal”, do jornalista João Francisco Gomes,vai ser apresentada no dia 11 de novembro, pelas 21h00, nos Paços do Concelho de Setúbal. A apresentação do livro contará com a presença do autor da obra e de D. Américo Aguiar.

O livro foi lançado pela Paulinas Editora, em setembro deste ano, no âmbito da nomeação cardinalícia de D. Américo Aguiar, pelo Papa Francisco em julho e a tomada de posse a 30 de setembro.

“Ao longo dos últimos quatro anos, o bispo Américo Aguiar tornou-se numa figura-chave para compreender a Igreja Católica do Portugal contemporâneo” defende o autor na nota prévia da publicação.

“Este pequeno livro pretende dar a conhecer alguns traços do percurso de vida de D. Américo Aguiar, desde a infância até à JMJ de Lisboa” acrescenta João Francisco Gomes.

“Da infância nos escuteiros à nomeação cardinalícia, passando pela vida política, pela influência na cidade do Porto e pela crise dos abusos, este livro procura ajudar a compreender quem é e o que pensa o novo cardeal português”, conclui.

João Francisco Gomes é jornalista do Observador desde 2016, escrevendo maioritariamente sobre temas relacionados com religião, espiritualidade, ambiente e alterações climáticas. Recebeu, entre outros prémios, o Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão, atribuído pela Conferência Episcopal Portuguesa, em 2017, e o Prémio Gazeta de Multimédia em 2019.

É autor dos livros “Roma, temos um problema” (Tinta da China, 2021) e “Avieiros, hoje” (FFMS, 2022). É licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.