Cantora angolana Aline Frazão dá concerto em Setúbal

A cantora Aline Frazão dá um concerto em Setúbal a 1 de setembro, no âmbito da digressão mundial de apresentação do álbum “Uma Música Angolana”, de tributo aos ritmos de matriz africana.

O espetáculo, já só com bilhetes disponíveis para as plateias, tem lugar no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h30.

Aline Frazão apresenta o seu mais recente álbum, composto por dez canções com ritmos de matriz africana, como a massemba e a quilapanga, de Angola, o batuku, de Cabo Verde, o soukous, do Congo, e o afoxé e o maracatu, do Brasil.

“De todos os meus álbuns, este é talvez aquele em que mais me dediquei como produtora musical na fabricação de uma sonoridade de fronteiras perdidas, mas, ao mesmo tempo, profundamente angolana. Reafirmar a minha paixão pelos ritmos de origem africana espalhados pelo mundo, reinterpretando, desconstruindo e inventando sem pudor, é certamente uma das minhas motivações”, escreveu a cantora.

O disco, editado em março do ano passado, conta com a participação do artista angolano Nástio Mosquito, do cantor brasileiro Vítor Santana e da violoncelista alemã Suzanne Paul.

Brisa Marques e José Luís Braga assinam a letra para uma melodia composta por João Pires, e o fadista Ricardo Ribeiro compôs uma canção inédita para um poema de Pedro Homem de Mello. Aline Frazão recupera ainda uma canção de Paulo Flores, com novo arranjo.

Os bilhetes do balcão já esgotaram, restando ingressos para a primeira e segunda plateias, que estão disponíveis no Fórum Municipal Luísa Todi e online em www.bol.pt, por 12 euros.

Nascida em Luanda, em 1988, Aline Frazão, com quatro álbuns editados – “Clave Bantu”, de 2011, “Movimento”, de 2013, “Insular”, de 2015, “Dentro da Chuva”, de 2018, e “Uma Música Angolana”, de 2022 –, é considerada uma das vozes mais relevantes e internacionais da nova geração de artistas de Angola.