Festa do Círio dos Marítimos de Alcochete realiza-se na Páscoa

Alcochete mantém a tradição de devoção a Nossa Senhora da Atalaia com cinco séculos. Alicerçada nas raízes marítimas deste povo que durante anos encontrou no Tejo a sua forma de sustento, esta festa tem sido mantida pelos marítimos ou barqueiros, que através de tradição oral, a mantiveram viva até aos nossos dias.

A Festa do Círio dos Marítimos, ou Festa da Páscoa, como também é conhecida, mobiliza muita gente, quer na sua organização, quer no número de devotos, que durante o fim de semana da Páscoa participam ativamente nos rituais muito próprios que ela integra.

As festividades têm início no Sábado de Aleluia, prolongando-se por mais três dias numa sequência de momentos únicos de devoção e convívio, que anualmente reúnem centenas de pessoas, naquela que é a festa mais antiga de Alcochete.

O início das festividades é marcado pela música do “Chininá”, tocadores de gaita-de-foles e caixa que percorrem as ruas da vila, no Sábado de Páscoa, anunciando a todos a realização de mais um Círio dos Marítimos de Alcochete.

Na tarde de Domingo de Páscoa realiza-se o primeiro cortejo do Círio, que além das gentes locais, atrai muitos forasteiros à vila ribeirinha. Este desfile de solteiras e casadas, montadas em burros, percorre as principais ruas da vila na segunda-feira seguinte.

Contudo, o momento alto da Festa, tão esperado pelas gentes locais, acontece na segunda-feira, com a realização da Missa na Igreja de Nossa Senhora da Atalaia, seguindo-se a Procissão no adro da Igreja da Atalaia e o leilão de bandeiras e fogaças, no mesmo local.

No decorrer do período da tarde, em que decorre o leilão são arrematadas mais de 200 bandeiras, que têm estampadas a figura de Nossa Senhora da Atalaia, no entanto o destaque vai para o Guião, a peça que atinge o valor mais elevado.

Programa:


30 de março (Sábado de Aleluia)

12h30 – Almoço para os arrematantes das Bandeiras e Fogaças e para convidados no pavilhão gimnodesportivo de Alcochete.

16h00 – Chegada do “Chininá” (gaiteiro e caixa), à ponte-cais de Alcochete. Estes músicos percorrem as ruas da vila a anunciar a realização das festividades com a tradicional música de gaita-de-foles.

19h30 – Jantar para os Arrematantes das Bandeiras e Fogaças e para os convidados no pavilhão gimnodesportivo de Alcochete.


31 de março (Domingo de Páscoa)

11h00 – O “Chininá” percorre as ruas da vila para convidar as mulheres casadas e solteiras para o almoço, com partida do largo de São João.

12h30 – Almoço para os Arrematantes das Bandeiras e Fogaças e para convidados no pavilhão gimnodesportivo de Alcochete.

18h00 – Desfile de solteiras e casadas do Círio dos Marítimos, montadas em burros, pelas principais ruas da vila de Alcochete, com início na avenida D. Manuel I (junto às antigas instalações da Dragapor).

19h30 – Jantar para os Arrematantes das Bandeiras e Fogaças e para convidados na Casa do Círio na Atalaia.




1 de Abril (Segunda-feira)

8h00 – Início da receção das Bandeiras e Fogaças no Adro da Igreja da Atalaia.

10h00 – Concentração das mulheres solteiras e casadas junto à Igreja da Atalaia para receberem as medalhas. Segue-se a missa e a procissão.

12h30 – Almoço para os Arrematantes das Bandeiras e Fogaças e para convidados na Casa do Círio da Atalaia.

15h00 – Início da Arrematação de Bandeiras e Fogaças no Adro da Igreja da Atalaia.

18h00 – Desfile de solteiras e casadas do Círio dos Marítimos, montadas em burros, pelas principais ruas da Vila de Alcochete com partida na avenida da Restauração (junto à Escola El-Rei D. Manuel I).

21h00 – Beberete a convite do Juiz, da Juíza e do Festeiro do ano seguinte no pavilhão gimnodesportivo de Alcochete.


2 de Abril (Terça-feira)

11h00 – Saída do “Chininá” pelas ruas da vila com início no largo de São João.

12h30 – Almoço para os Arrematantes das Bandeiras e Fogaças e para convidados no pavilhão gimnodesportivo de Alcochete.

16h00 – Desfile de Solteiras e Casadas a pé pelas principais ruas da vila de Alcochete.

19h30 – Jantar para os Arrematantes das Bandeiras e Fogaças e para os convidados no pavilhão gimnodesportivo de Alcochete.