Nuno Rocha lança CD “Sou filho do Sado”

O jovem fadista de Setúbal, Nuno Rocha, vai lançar o seu primeiro CD “Sou filho do Sado” no dia 7 de Dezembro pelas 14h30, na Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense. O trabalho discográfico conta com originais e tema de fado tradicional, num total e doze canções. Nuno Rocha, de 24 anos, tem brilhado em concursos de fado e actuado em diversos espectáculos.

Setúbal Mais – Como surgiu a ideia de lançar este primeiro CD?

Nuno Rocha – Posso dizer que já pensava em lançar o primeiro CD há alguns meses, mas longe de mim pensar que seria já este ano. Tudo começou pelos diversos pedidos e insistências de amigos pessoais e que me seguem no fado mas posso referir que a pessoa que me levou a realizar este primeiro trabalho foi a poetisa e artista Cecília Gomes. Confesso que é um sonho quase realizado.

Setúbal Mais – Pode adiantar como vai ser este CD?

Nuno Rocha – Este CD terá como nome “Sou filho do Fado”. Tudo começou com o poema principal que dá o nome ao CD, que é da autoria do poeta setubalense José Raposo. Acabei por colocar mais que um poema da sua autoria neste trabalho. Tenho ainda um poema escrito também para mim por uma fadista e poetisa de Figueira dos Cavaleiros, Sandra Guerreiro. Decidi ter em maioria e porque para mim faz todo o sentido o “Fado Tradicional”, tendo apenas dois temas musicados, num total de 12 temas de diversos poetas e autores mas nem todos os fados são originais. Sobre as fotos da capa, são exactamente o que tinha imaginado, e que mostra o meu berço, a minha linda cidade de Setúbal, trabalho que foi feito pelo fotógrafo José Rasquinho.

Setúbal Mais – Como têm decorrido os espectáculos?

Nuno Rocha – Posso dizer que me considero um fadista feliz e sortudo, por ter tanta gente que me acolhe e me trata tão bem. Os meus espectáculos têm sido maravilhosos de ambientes, públicos e companheirismos (com os colegas), espectacular. Com apenas um ano e nove meses de fado, não podia pedir melhor do que tenho tido!

Setúbal Mais – Como começou no fado?

Nuno Rocha – Iniciei-me no fado em Fevereiro do ano 2018 no Concurso de Fado Amador de Setúbal, onde tomei a coragem de continuar a cantar. Isto porque as fadistas Carla Lança (minha madrinha de fado) e a filha, Joana Lança, me deram força e apoio para que começasse a cantar e me terem dado a conhecer o meu padrinho de fado o grande músico Manuel Carlos. Assim, foi possível estrear-me no restaurante, n’ “O Praxedes” onde vim a conhecer várias pessoas, uma delas também a minha segunda madrinha de fado Maria Caetano que também me ajudou na evolução e conhecimento.

Dois meses depois venci o Concurso “Lisboa e o Tejo” pelo Clube Lisboa Amigos do Fado, e alguns meses mais tarde, considerado o “Fadista Revelação”. Fui logo em 2018 um dos convidados da Festanima. Este ano (2019) concorri pela primeira vez à Grande Noite do Fado, onde passei à final, e participei também no Grande Prémio do Fado da RTP, estrei-me nos palcos da Feira de Sant’Iago e no Projecto “Fado Por Setúbal” organizados pela Câmara Municipal de Setúbal. Também este ano concorri ao Concurso de Fado “António Jorge” Odivelas, onde fiquei como 2° classificado, vindo assim o meu percurso a crescer dia após dia.

Em Setembro foi tomada a decisão de lançar este primeiro trabalho, que se realizará o lançamento no dia 7 de Dezembro pelas 14h30, na Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense. A entrada será livre, onde terei alguns mimos e surpresas.