Novo navio da Armada Portuguesa baptizado com o nome de Setúbal

A cerimónia de baptismo de “Setúbal”, o novo Navio da República Portuguesa, decorreu hoje, 6 de Fevereiro, nos estaleiros West Sea, em Viana do Castelo, com a presença da presidente do município sadino, Maria das Dores Meira.


“A partir de hoje, o nome de Setúbal sulcará as águas dos nossos mares, em especial na zona económica exclusiva nacional, em missões de busca e salvamento, patrulhamento e vigilância, controlo dos esquemas de separação de tráfego, prevenção e combate à poluição marinha e prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico, imigração ilegal, tráfico de armas e outros ilícitos”, refere Maria das Dores Meira.

No discurso que proferiu antes do batismo, o Chefe de Estado Maior da Armada, Almirante António Maria Mendes Calado, destacou a importância histórica de Setúbal e recordou que, com a atribuição do nome da nossa cidade a este navio, a Marinha cumpriu hoje a promessa que fez, em 2011, durante as comemorações do Dia da Marinha realizadas em Setúbal, cidade com que a Armada, como referiu o militar, sempre teve excelentes relações.

O novo navio tem capacidade para cooperar em operações militares de baixa intensidade, ações decorrentes da promulgação do estado de sítio ou de emergência e apoio humanitário na sequência de desastre natural.O “Setúbal” será comandado pelo Capitão-tenente Zambujo Madeira e conta com uma guarnição de oito oficiais, nove sargentos e 27 praças, num total de 44 militares.

O navio tem um deslocamento de 1850 toneladas, 83,1 metros de comprimento, 12,95 de boca máxima e um calado de 3,82 metros. Está equipado com duas armas Browning de 12,7 milímetros e armamento ligeiro.Na cerimónia realizada em Viana do Castelo participaram o Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho, o Chefe de Estado Maior da Armada Almirante António Maria Mendes Calado, representantes da West Sea e Edisoft, empresas construtoras do navio, e a madrinha do “Setúbal”, Dra. Jessica Rachel Hallet. A embarcação foi benzida pelo capelão da Marinha.