“Ti João”, figura típica do Seixal, morreu a 2 de setembro, aos 85 anos. O funeral realiza-se a 5 de setembro, às 13h00, no Crematório da Quinta do Conde. Antes, entre as 11h45 e 12h00, haverá uma paragem junto á praia do Ti João para uma homenagem.
A sua imagem ficou imortalizada na obra de arte do graffiter e ilustrador Gonçalo Mar numa fachada de um imóvel com vista para a praia que cuidava diariamente, num desafio lançado por Luís Oliveira, gerente do Acqua Seixal,
João Pedro Fonseca Ramos, o seu verdadeiro nome, era uma figura bastante conhecida na cidade porque zelava diariamente pela limpeza da prainha, até as suas condições de saúde terem permitido.
João Pedro Fonseca Ramos, conhecido por todos na região como “Ti João”, assegurou um notável trabalho, contribuindo para que a pequena praia fluvial do Seixal se tenha requalificado e se destaque pela limpeza do areal. O seu serviço espontâneo e altruísta, dedicado ao bem comum, é um exemplo de devoção genuína à comunidade.
Enverga a medalha de honra de ser o responsável por uma das praias fluviais mais limpas do país, e a iniciativa valeu-lhe menção honrosa por parte da autarquia. O Ti João era presença assídua na Praia do Seixal entre as 06h00 e as 20h00 e a sua imagem foi imortalizada por Gonçalo Mar, na parede da gelataria Acqua, numa fachada de azulejo, virada para a praia.
Gonçalo Ribeiro é artista local conhecido por Gonçalo Mar, fundador do Seixal Graffiti.