Morreu o pai do Toy

O cantor setubalense Toy está de luto. Toy está de luto. O músico perdeu o pai, António Ferrão, morreu aos 95 anos.

António Fernão encontrava-se internado numa instituição uma vez que sofria uma doença de Alzheimer.

O homenageado nasceu a 30 de Setembro de 1924, em Ançada, concelho de Mangualde e distrito de Viseu. Iniciou-se no ofício de alfaiate aos 11, uma vez concluída a antiga 4.ª classe, profissão à qual se dedicou durante 75 anos, primeiro em Lisboa, cidade onde cumpriu o serviço militar, depois em Setúbal, onde chegou em 1951.

Fundou nesse ano, a alfaiataria, num primeiro andar da travessa da Pedra, com janelas avarandadas para o largo da Misericórdia, bem no coração da cidade, que viria a encerrar em 1984, quando já não conseguia resistir à produção massificada do vestuário. Fez o seu último fato com 86 anos, já em casa e no seu atelier particular.

Dedicado de corpo e alma às suas artes, de dia era o alfaiate António Ferrão, e à noite músico, que tocava guitarra eléctrica, violino, contrabaixo, banjo e viola-baixo acústica em conjuntos de bailes, orquestras e grupos de cantares como “Florida” e “Riviera”.

Era sócio da Capricho Setubalense e da União Setubalense, onde aprendeu solfejo e tocou trompete nas respectivas bandas filarmónicas.

Nas redes sociais, o cantor partilhou uma rosa preta, acompanhada da palavra “luto”. Amigos e admiradores do cantor apressaram-se a deixar-lhe mensagens de apoio e carinho neste momento de dor.