A história do fado foi apresentada pelo Grupo de Teatro Perpetuus, da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, a 4 de fevereiro, num espetáculo realizado em Azeitão, concelho de Setúbal.
Numa sala completamente cheia, na sede da Perpétua Azeitonense, a peça musical “A História do Fado… Como Nunca Ninguém a Contou!”, com música ao vivo, abordou a evolução da canção tradicional portuguesa, com encenação de Carlos Zacarias e direção musical do maestro Duarte Zacarias.
O primeiro ato consistiu numa fantasia com a personificação dos instrumentos, a viola e guitarra, no qual também se e discutiu a origem geográfica do fado, enquanto no segundo foi abordado o drama da Severa, com uma recriação de época na qual se contaram algumas histórias da Lisboa do século XIX, de forma pedagógica e sempre abordando o fado.
A peça, que teve o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão, entre outras entidades, juntou no palco o elenco adulto do Grupo de Teatro Perpetuus e alunos da escolinha de teatro da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, num total de quase 30 pessoas.