Morreu João Oliveira Pinto, antigo futebolista internacional

João Oliveira Pinto, antigo futebolista internacional, com passagem por clubes do nosso universo associativo, faleceu, a 8 de fevereiro, vítima de doença oncológica, ao 52 anos.

Desde há quase dois anos, o ex-jogador lutava contra uma leucemia e atualmente era delegado do Sindicato dos Jogadores.

Ao serviço da Equipa das Quinas, cuja camisola vestiu em 61 ocasiões, o antigo futebolista foi campeão do mundo sub-20, em 1991, e vice-campeão da Europa sub-21.

No seu percurso como jogador, depois de atuar nos palcos do futebol profissional, o médio concluiu a sua destacada carreira em três emblemas filiados na AF Setúbal, nomeadamente, Amora FC, GD Sesimbra e GD Alfarim, respetivamente.

Neste momento de pesar, a Associação de Futebol de Setúbal, homenageando a memória do reconhecido jogador, endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de João Oliveira Pinto, e ao Amora FC, GD Sesimbra e GD Alfarim, bem como aos demais clubes que representou.

A FPF decretou o cumprimento de um minuto de silêncio em homenagem a João Oliveira Pinto, antigo futebolista que se sagrou campeão do mundo de sub-20 em Lisboa em 1991, e que faleceu na passada quinta-feira.

O minuto de silêncio será respeitado em todos os jogos das competições organizadas pela FPF e que se realizam este fim-de-semana.

Em declarações ao fpf.pt, Fernando Gomes expressou as suas mais sentidas condolências: 

“O desaparecimento do João Oliveira Pinto é uma notícia que enche de tristeza todo a família do futebol nacional. Não apenas pelo muito que nos deu em campo mas, sobretudo, por tudo aquilo que nos continuava a dar como dirigente do Sindicato de Jogadores, delegado da Assembleia-Geral da FPF e amigo de muitos de nós. 

Depois de uma luta contra a doença tão breve quanto injusta e de desfecho infeliz, deixa-nos um legado de grande amor ao futebol e de dedicação ao próximo. O jogador que nos ajudou a levantar o bicampeonato em Lisboa, em 1991, junto da sua geração de ouro, era igualmente uma pessoa que a todos distribuía simpatia, gentileza e um sorriso aberto e amigo. 

A toda a sua família, aos seus amigos, ao Sindicato dos Jogadores, com uma palavra especial ao seu presidente Joaquim Evangelista, e a todos os clubes que representou na carreira envio as minhas mais sentidas condolências.

Obrigado por tudo, João Oliveira Pinto. Descansa em paz.”