Morreu bombeiro sapador de Setúbal Manuel Arrábida

A Câmara Municipal de Setúbal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Bombeiro Sapador de Setúbal Manuel Arrábida, de 60 anos, que se encontrava desaparecido há uma semana e apresenta à família sentidas condolências.

O Chefe de 2ª Classe Manuel Arrábida foi Sapador desde 1988 e era, atualmente, o responsável pela secção de logística da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, onde tinha à sua responsabilidade as instalações e equipamentos da CBSS.

“Manuel Arrábida será, para sempre, recordado como um homem profundamente empenhado no seu trabalho e sempre disponível para ajudar os outros”, refere o município sadino.

“Infelizmente, com enorme pesar, confirmamos o falecimento do nosso Chefe Manuel Arrábida, refere a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal. “A todos os que participaram ativamente nas buscas e sempre na esperança de receber as melhores notícias, o nosso OBRIGADO. À família e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. Para sempre será recordado e nunca esquecido. Que o nosso Chefe tenha o seu merecido descanso. Paz à sua alma”, refere.

Também os Bombeiros Voluntários de Setúbal lamenta a morte de Manuel Arrábida. “Ao termos tido conhecimento da confirmação, de que o corpo encontrado em Grândola é o do Chefe Manuel Arrábida, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Setúbal e os seus Órgãos Sociais, vem desta forma, e na impossibilidade de o fazer pessoalmente, apresentar a toda a família os mais sinceros votos de pesar. Por outro lado, nesta hora de consternação, não podemos deixar de enviar também aos seus camaradas da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal que se mostraram incansáveis e inconformados durante todo o processo de buscas, os nossos sentimentos, lamentando profundamente aquela que também é a vossa perda”.

Recorde-se que c corpo do bombeiro, “já em decomposição”, foi encontrado, a 23 de novembro, no areal da Praia da Torre, na freguesia do Carvalhal, no concelho de Grândola.

Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal explicou que “populares encontraram o corpo” e alertaram a GNR da localidade de Comporta, próxima da Torre e localizada no concelho vizinho de Alcácer do Sal, que informou os bombeiros “às 11:52”.

Já o comandante do Porto de Setúbal, Serrano Augusto, revelou que a Polícia Marítima (PM) teve conhecimento que “estava um corpo na Praia da Torre, cerca das 11:30”.

“Tivemos notícias por um pescador local, de que o corpo estava arrojado no areal”, precisou.

O também comandante local da Polícia Marítima (PM) disse que os seus elementos se deslocaram ao local, tal como a Polícia Judiciária (PJ), “porque é a entidade que, neste caso específico, tem competência para analisar e fazer as perícias e para analisar se há ou não indícios de crime”.

Segundo Serrano Augusto, o cadáver já “estava desfigurado e em decomposição”, não apresentando também qualquer roupa.

“Os Bombeiros Voluntários de Grândola, que também se deslocaram ao local, ajudaram na movimentação do corpo”, que foi transportado para os serviços de Medicina Legal do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, igualmente no distrito de Setúbal. Por ordem do Ministério Público, o corpo foi sujeito a autópsia e confirmou-se que era o bombeiro Manuel Arrábida.

O chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrava-se desaparecido desde o passado dia 16 de novembro. Como o seu carro foi encontrado no Cabo Espichel, em Sesimbra, decorreram buscas nos últimos dias, realizadas com recurso a um helicóptero da Força Aérea, mas sem sucesso.