O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXI Festa do Teatro, que vai realizar-se de 22 de Agosto e 1 de Setembro, conta com cerca de quarenta actividades, em vários espaços públicos da cidade sadina.
Espectáculos cénicos de sala e de rua, cinema, actuações musicais, conversas de teatro, exposições e um seminário intensivo sobre expressão dramática compõem o programa do evento, organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.
Na Secção Oficial apresentam-se 15 espectáculos e mantém-se a aposta na Secção Off Mais Festa, a qual abre as portas a jovens criadores e a novos projectos teatrais. Ente 44 candidaturas de companhias de Portugal, Brasil, Espanha, República Checa, Argentina, Uruguai, Colômbia, Itália e França, foram seleccionados 15, dos quais oito a concurso e sete extraconcurso.
“São 21 edições de um evento que tem crescido de ano para ano, mantendo sempre a sua identidade e objectivos, disse o director do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, na apresentação do certame, a 11 de Julho, na Casa da Baía. Uma das novidades na edição deste ano é a realização do maior encontro de mimos do país, no dia 2 de Agosto, às 19h00, na praça de Bocage.
Já a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, salienta o empenho que a companhia setubalense tem demonstrado ao longo dos anos “na divulgação da arte teatral e, acima de tudo, na cativação dos novos públicos”, bem como a vitalidade e a força de vontade que dá origem à Festa de Teatro, que, em Agosto, faz de Setúbal “um grande palco onde se mostram novos e velhos talentos”.
Por sua vez, a responsável pela produção e comunicação do evento, Patrícia Paixão, destacou que, além de companhias de teatro nacionais, marcam presença oito companhias estrangeiras provenientes do Brasil, Chile, República Checa, França e Espanha.
“El Éxtasis de los Insaciables” é a produção que os espanhóis Réplika Teatro apresentam a 30 de Agosto, às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi e pela primeia vez em Portugal.
Quanto às companhias brasileiras, o Grupo Manuí apresenta, a 23 de Agosto, “Nhanderuvuçu, o Menino Trovão”, um espectáculo sobre a criação do mundo inspirada na visão dos índios Guarania, enquanto a Companhia Músico-Teatral Letras de Rosa leva a cena “A terceira margem do rio: a de dentro”, no dia 27 de Agosto. Ambos às 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.
O Núcleo Experimental em Movimento apresenta, a 30 de Agosto, às 17h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, o espectáculo “O Lá – Sobre viver em quadrados” e a companhia Rosas Periféricas leva a cena, duas horas depois, no mesmo local, “Labirinto Selvático”.
A 31 de Agosto, às 22h00, os chilenos Escenafisica apresentam “La Metamorfosis”, no ginásio da Sebastião da Gama.
De França, a Companhia Bivouac, apresenta, a 24 de Agosto, às 22h00, no pátio da Escola Sebastião da Gama, a produção “Le Rêve d’Erica”, e da República Checa chegam os Nothing is a Problem Here com “Roca de Fiar” ao auditório da Sebastião da Gama, a 29, às 19h00.
O anfitrião Teatro Estúdio Fontenova estreia a última parte da performance/instalação “Lugar de Túbal”, que começou a ser construída na edição de 2018, no dia 26 de Agosto, às 22h00, no exterior da Casa da Cultura.
A entrada para os espectáculos da Secção Oficial tem um custo de oito euros. Estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos pagam seis. É também possível adquirir por 40 euros, até 17 de Agosto, um passe que permite a entrada em todos os espectáculos, o qual custará mais 10 euros se for adquirido entre os dias 18 e 22 de Agosto.
Na Secção Off “Mais Festa”, os bilhetes não têm preço definido, embora se peça aos espectadores convidados que façam uma contribuição solidária para os artistas intervenientes. Os restantes eventos são de entrada gratuita.