“Mar Salgado” deixa saudades

A novela “Mar Salgado” chegou ao fim após um ano de exibição em sinal aberto na SIC. Foram meses a divulgar o nome de Setúbal, com enredos e personagens que representavam a vida real e o cidadão comum de Setúbal, desde o pescador ao empresário. Histórias de amor, duas gémeas roubadas à nascença, violência e traição foram algumas das histórias desta novela que encantou os portugueses.

A história passou-se em Setúbal, desde o Mercado do Livramento com as cenas cómicas dos peixeiros, as vivências no bairro dos pescadores, na Fonte Nova, a difícil vida da faina dos homens do mar nas embarcações características do Sado. Tróia e Comporta também serviram de cenário. A novela mostrou as belas paisagens da Arrábida e do Sado, a gastronomia, terminando em apoteose com a procissão fluvial em honra e Nossa Senhora do Rosário de Tróia.

Desde a estreia, “Mar Salgado” apresentou uma média de audiências de cerca de 1 milhão e meio de telespectadores por episódio, sendo uma das mais vistas de sempre, e líder incontestado das audiências da televisão portuguesa. A novela despediu-se na passada sexta-feira, dia 18 de Setembro, do público com uma audiência recorde. O último episódio da novela assinada por Inês Gomes, e protagonizada por Margarida Vila-Nova, Joana Santos, José Fidalgo e Ricardo Pereira, foi visto por uma média de 1.901.000 pessoas e registou 42,8 por cento de share, segundo dados da GfK.

Ao longo de 316 capítulos, “Mar Salgado” obteve uma audiência média de 1.470.090 telespectadores e um share de 31,4 por cento. A novela torna-se assim numa das mais vistas da estação de Carnaxide, logo a seguir a ‘Dancin’ Days’ (2012), que conseguiu uma média de 1.501.500 seguidores. Ainda assim, o final de ‘Mar Salgado’ obteve mais 41.600 telespectadores do que o último episódio do remake do original brasileiro de Gilberto Braga, visto por 1.859.400 pessoas a 27 de Setembro de 2013.

“Mar Salgado” numa referência ao poema de Fernando Pessoa “Mar Português” conseguiu transformar a imagem de Setúbal de uma forma brilhante, transmitindo magníficas imagens da cidade e do rio, muitas vezes de uma beleza tão rara que mesmo para os moradores era uma descoberta.

A novela fez muito por Setúbal. Durante um ano, ao passar imagens constantes destas belezas naturais e do património, foi de longe a melhor campanha publicitária alguma vez feita. O valor da isenção das taxas por parte da Câmara Municipal de Setúbal em relação à produtora SP Televisão por ocupação dos espaços públicos transformou-se num excelente investimento, levando a que algumas dezenas de milhares de euros tenham sido multiplicados por muitos milhares. Isso revelou um poder de negociação interessante do município que conseguiu trazer para Setúbal uma novela que poderia ter sido filmada noutro território português.

As última imagens a surgir no ecrã, um encontro das personagens, umas no cais a assistir à procissão e outras nas embarcações engalanadas a rigor, com a Nossa Senhora do Rosário de Tróia, ao som da música da banda Amor Electro, que foram responsáveis por compor um original para a banda sonora, foi um dos momentos mais marcantes da novela. Aliar a tradição e o património natural à ficção nacional resultou num casamento perfeito.

“Mar Salgado” já deixa saudades, das “guerras” e dos amores dos peixeiros, no Mercado do Livramento, um dos melhores do mundo segundo o jornal norte-americano USA Today, com as personagens a imitarem a linguagem de “xarroco”, o arrastar do “r”, tão característico de Setúbal. As paisagens aéreas do rio Sado, da Arrábida e da cidade, que mais parecia um postal ilustrado. A novela deixou um mar de emoções positivas.