Ídolos da Praça regressam ao concurso das marchas de Setúbal em 2024

O Núcleo Recreativo Desportivo “Ídolos da Praça” vai regressar ao concurso das Marchas Populares de Setúbal em 2024, após 12 anos de interregno. A revelação foi feita na sessão comemorativa do 48.º aniversário da coletividade, que decorreu a 16 de agosto, nas instalações na sede social do clube, na avenida Bento de Jesus Caraça, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

“É algo que muitos esperam há alguns anos, por isso é um momento de enorme alegria para todos. Os Ídolos da Praça têm uma grande tradição e obtiveram muito títulos neste certame”, revelou presidente da direção da coletividade, Bruno Vigário.

O dirigente associativo espera que o projeto, que será apresentado aos sócios no final de outubro, “corresponda às expectativas do público setubalense e, acima de tudo, mantenha a qualidade a que o clube habituou a cidade”.

Bruno Vigário anunciou ainda que a direção pretende “urgentemente avançar com a requalificação das redes do Campo de Jogos Manuel Alves, que se encontram em mau estado e com possibilidade de colocar em causa a integridade física dos utilizadores”.

A intenção de fazer os Ídolos da Praça regressar, já em 2024, ao Concurso das Marchas Populares de Setúbal, constitui, de acordo com André Martins, um fator que demonstra a vitalidade da instituição, fundada a 16 de agosto de 1975.

“A coletividade abraça novos desafios e avança com projetos arrojados, sempre com os pés bem assentes na terra. É mais uma razão para estarmos muito satisfeitos. Desejo o maior êxito no regresso às Marchas Populares”, disse André Martins.
O presidente do município de Setúbal sublinhou que “é um privilégio estarmos no aniversário dos Ídolos da Praça, cujo presidente da direção é, atualmente, um dos mais jovens a assumir este tipo de funções no país. É um orgulho para a cidade ter um movimento associativo tão dinâmico e diversificado, com capacidade de captar juventude”, na sessão comemorativa do
André Martins salienta a “capacidade de mobilização das populações” como uma das maiores riquezas das coletividades, que funcionam como “centros de encontro, de convívio, de aprendizagem e de transmissão de valores, que são muito importantes, sobretudo para a vida dos mais jovens”.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal reafirmou a disponibilidade de prosseguir o apoio às coletividades “dentro das suas competências e possibilidades”.

Além do regular apoio financeiro, que foi reforçado em 2023 com a criação de um fundo de apoio à prática desportiva e à fruição e criação cultural a atribuir no valor de 250 mil euros para repartir pelas coletividades, o executivo municipal decidiu no início do atual mandato apoiar também as instituições que não têm sede social ou cuja sede social não reúne as condições necessárias ao desenvolvimento das atividades.

“Não é um processo fácil, mas vamos continuar este caminho. Algumas coletividades já foram beneficiadas e há compromissos assumidos com muitas outras. Estamos empenhados para que todos os que têm dinâmica possam desenvolver cada vez melhor as suas atividades”, afirmou o autarca.
Na cerimónia comemorativa do 48.º aniversário dos Ídolos da Praça foi feita uma homenagem ao antigo presidente da direção, Jaime Jorge, falecido a 4 de agosto, com a atribuição do seu nome ao salão social da coletividade.

A festa dos Ídolos da Praça começou com o hastear da bandeira e, após o período de intervenções e entrega de lembranças pelas entidades presentes, seguiu-se a interpretação do hino da coletividade, cantado por Susana Martins.

No final, foi cortado um bolo de aniversário, servido aos presentes, acompanhado de moscatel de Setúbal.