Festas de Troia mantêm tradição

O círio fluvial com a participação de dezenas de barcos engalanados, entre a Caldeira e Setúbal, a 21, de agosto é o ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que têm início já este sábado, dia 19.

As tradicionais festas da comunidade piscatória, com organização da Comissão de Festas de Nossa Senhora de Troia e o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e das juntas de freguesia de São Sebastião e do Sado e da União das Freguesias de Setúbal, começam com a alvorada em Setúbal, às 08h00.

À tarde, a partir das 15h00, é celebrada uma missa por alma dos marítimos falecidos na Igreja de São Sebastião, local de onde, às 15h50, sai a procissão para Troia, acompanhada pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes.

Já com os festejos centrados na Caldeira, em Troia, o primeiro dia fica completo com uma procissão de velas pela praia, às 21h30, seguida de baile e arraial animado pelo músico João Carlos, a partir das 22h00.

No domingo, dia 20 de agosto, às 08h00, é dada a alvorada em Troia e durante a manhã, com início às 10h30, realiza-se uma missa, seguida de procissão pela praia, acompanhada pela Banda Musical Charranga.

Às 16h00, têm início os divertimentos na praia e uma hora depois começa o concurso de barcos engalanados.

À noite, há baile com André Patrão, às 22h00, e fogo de artifício, à meia-noite.

O último dia das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, 21 de agosto, começa com uma missa pelos marítimos falecidos e suas famílias, às 10h00, seguida de divertimentos na praia, a partir das 11h00, e da entrega dos prémios do concurso de barcos engalanados, marcada para as 11h30.

O círio fluvial, que transporta de volta para Setúbal a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia, parte da Caldeira às 17h45.