Vigilantes da natureza do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e elementos da “Flying Sharks”, empresa especialista em captura e transporte de tubarões devolveram ao mar este sábado, 13 de julho, um tubarão perna-de-moça (Galeorhinus galeus) que se encontrava na Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém.
O tubarão, uma fêmea adulta com 1,5 metros, foi detetado na Lagoa de Santo André no dia 12 de julho, por uma equipa de vigilantes da natureza da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo.
Segundo o ICNF, “ao longo do dia, o tubarão foi monitorizado, havendo a expectativa de, pela hora da maré cheia, pudesse escapar sozinho ou ser conduzido para o mar aberto, caso se verificasse contacto entre as águas do interior da lagoa e o oceano”.
“Tal não veio a verificar-se e, uma vez que a lagoa não poderia satisfazer as condições ecológicas para a sua sobrevivência durante muito tempo, foi levada a cabo uma ação conjunta com a empresa ‘Flying Sharks’ este sábado, dia 13 de julho, para a captura e libertação do animal no mar aberto em segurança”. adianta.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, já congratulou o ICNF pelo salvamento feito.
“Felicito todos os envolvidos neste trabalho, que permitiu devolver ao mar este tubarão fêmea, que não iria sobreviver se continuasse na Lagoa de Santo André. Ações como esta, a que o ICNF já nos habituou, são de extrema importância para a preservação da vida marinha”.
Recorde-se que a Lagoa de Santo André foi aberta ao mar em abril para a habitual renovação da água e das espécies.




