A temporada 2023 do “Grândola, Vila Jazz” apresenta Cantigas do Maio, dia 30 de junho, às 21h30, no Cineteatro Grandolense, com entrada é gratuita.
Trata-se de um projeto constituído por Bernardo Moreira no contrabaixo – um nome histórico e uma referência Jazz nacional – Ricardo J. Dias no piano, André Santos na guitarra e João Neves na voz.
O projeto Cantigas de Maio surge como uma consequência quase natural no trabalho de mais de 30 anos de Bernardo Moreira na música.
Com um início marcado pela linguagem do jazz, universo em que se move até hoje, cedo enveredou por um diálogo com outros géneros musicais, com outros compositores e intérpretes.
As Cantigas de Maio retomam esse trajeto, homenageando os grandes autores que marcam uma viragem na página da história social, política e cultural do nosso país. O repertório é exclusivamente dedicado à música de autores como José Afonso, Fausto Bordalo Dias, Sérgio Godinho ou José Mário Branco.
O «Grândola, Vila Jazz» faz agora uma pausa e regressa em outubro com o espetáculo «Long Ago and Far Away» pela banda residente do Hot Clube de Portugal.
«Grândola, Vila Jazz» surge no âmbito da parceria entre a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (SMFOG-Música Velha) e o Município de Grândola, para a dinamização do Cineteatro Grandolense através da realização de concertos de Jazz, que remonta a 2014.