Monitorização de um troço de rio Sado em Alcácer do Sal

Alcácer do Sal
Vista de Alcácer do Sal e do Rio Sado

A Salt&Stork adotou um troço de 500 metros do Rio Sado e a ASPEA vai dinamizar uma atividade de voluntariado ambiental, a 28 de outubro, com uma saída de campo de monitorização de um troço de rio, em Alcácer do Sal, aberta à comunidade, com o objetivo de dar a conhecer o Projeto Rios.

Na saída, entre as 10h00 e as 13h00, os participantes vão poder conhecer melhor o Projeto Rios e aprofundar a sua metodologia de saída de campo, nomeadamente a recolha de águas para a avaliação dos parâmetros físico-químicos da água, a observação da flora e fauna, assim como, a análise e avaliação sobre estado de saúde do rio ou ribeira envolvente. A monitorização seguirá a Ficha de Campo Projeto Rios e, posteriormente, submetidos na app Survey 123.

As campanhas de monitorização são parte principal do Projeto Rios e da ação dos grupos adotantes. Participe na Campanha de Outono, e submeta os dados de monitorização do seu rio ou ribeira na app, contribuindo para o conhecimento e alerta do estado dos ecossistemas ribeirinhos portugueses.

Inscrição aberta e gratuita à população, com inscrição obrigatória, através do link: https://forms.gle/AuVRHbWH16LMYBLt7.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), fundada em 1990, que conta já com 30 anos de experiência na sensibilização ambiental, formação e capacitação, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas de educação ambiental em diversas temáticas do ambiente e sustentabilidade, para um vasto leque de atores e públicos, nas formas de ação educativa formal, não-formal e informal.

A ASPEA tem a sua sede em Lisboa e núcleos em Aveiro, Braga, Bragança, Viseu e Açores.

A associação coordena e participa em projetos Nacionais financiados pelo Fundo Ambiental e autarquias, e outros internacionais no âmbito de programas financiados pelo ERASMUS+, LIFE, EEA Grants e Fundo Especial da CPLP.

Coordena ações de formação acreditadas para professores e para a população em geral, organiza Conferências Nacionais (Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, Jornadas de Art’Ambiente, etc.) e internacionais como o Congresso Lusófono de Educação Ambiental, e é membro afiliado das seguintes redes internacionais: Rede Lusófona de Educação Ambiental, Ponto Focal Carta da Terra, Fundação Caretakers of the Environment e Rede Let’s take care of the Planet.

Coordena o grupo da Agência Jovem de Notícias em Portugal e, desde 2017, realiza um programa de voluntariado ambiental mensal para o público em geral e também ações de RSC para empresas.

A ASPEA representa a CPADA no acompanhamento da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, bem como faz parte do grupo de Observadores Consultivos da CPLP