Festival Queijo, Pão e Vinho espera 15 mil visitantes

A 26.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho que vai realizar-se de 1 a 3 de abril, em S. Gonçalo, freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, espera 15 mil visitantes.

Esta é a expetativa de Francisco Macheta, presidente da direção da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA), revelada na conferência de imprensa de apresentação do evento que decorreu a 16 de março, na sede da associação, onde estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, o vereador do Turismo do município, Luís Miguel Calha, o presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, António Mestre, e a diretora executiva da ADREPES (Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal), Natália Henriques.


Além dos habituais espaços de exposição e venda de 39 produtos (17 adegas, 9 queijarias, 2 de mel, 3 de doçaria e 3 de pão, entre outros), gastronomia e animação, o programa do evento conta este ano, como novidade, com a mostra “Queijos de Portugal”, com representantes da maioria dos queijos DOP do país. Destaque, ainda, para o primeiro treino de trail “Queijo,Pão e Vinho” pela Limited Edition Team (2 de abril); o programa equestre, as demonstrações de tosquia mecânica e manual, corrida das ovelhas (2 e 3 de abril) e para o Showcooking Queijo de Azeitão e produtos tradicionais (2 e 3 de abril), conduzido pelo Chef Óscar Cabral, com degustação e prova de vinhos. Pela primeira vez, neste certame, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Palmela (CROA) e a Associação “Quintinha ABC”, vão ter uma exposição de cães, para adoção.


Francisco Macheta afirma que “é com muita expetativa que voltamos a estas edições físicas, em moldes comuns aos últimos anos”, sublinhado que o festival é “muito importante para os nossos produtores, sobretudo os pequenos, para escoamento dos produtos”.


O presidente da Câmara Municipal de Palmela disse que “estamos muito felizes por voltar ao formato habitual daquela que é para mim, uma das principais celebrações comunitárias do nosso concelho, e que se tornou um evento de referência regional, que já constitui uma marca na Área Metropolitana de Lisboa, sendo um dos mais genuínos e que concilia multifunções como a autoestima das comunidades e uma mais valia para a facilitação de um setor que há muito que se debate com dificuldades”.
Álvaro Balseiro Amaro disse ainda que “temo muito orgulho nos nossos queijos, vinhos e pão, sobretudo em todos os produtores, sabores e saberes ancestrais do nosso território, em particular da Arrábida”, recordando a dificuldade de conciliação entre o campo e a cidade.


“Este é um evento bandeira de resistência de quem continua nas zonas rurais, ligados ao trabalho da terra, e que acrescenta valor económico para a sobrevivência, emprego e dinamização da economia e identidade do território”, concluiu.


O presidente da Junta de Freguesia do Ano destacou a mudança da imagem e logotipo do festival, que será “um mais valia” e a parceria com a ADREPES “mais ativa” de forma “a ampliar a nossa visibilidade e a promoção do queijo”, realçando “a importância da criação da marca do território Quinta do Anjo”, com a integração das associações culturais e desportivas na programação do evento.


Natália Henriques lembrou a colaboração com o certame nas últimas duas décadas, mas desta vez “em outros moldes com o projeto de cooperação nacional com as regiões de denominação de origem protegida (DOP) que tem os queijos do continente e dos Açores e o objetivo é a valorização do queijo, enquanto recurso endógeno de um território, mas também fazer a promoção turística, criando a rota do queijo a nível nacional à semelhança da Rota dos Vinhos e uma marca, e nesse sentido temos algumas ações como esta participação neste festival, onde receberemos os parceiros”.


O festival classificado, uma vez mais, com o selo de Eco Evento é uma organização da ARCOLSA, com o apoio da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e do município de Palmela.

Programação em http://www.cm-palmela.pt