Feira de Sant’Iago regressa com duração de 10 dias

A Feira de Sant’Iago vai regressar de 29 de julho a 7 de agosto, com a duração de 10 dias, menos 6 do que em 2019, nas Manteigadas. Uma decisão aprovada com os votos da CDU e do PSD e contra do PS que discorda com a redução de seis dias do certame.


Para os vereadores socialistas, “não obstante a unanimidade sobre o regresso do certame em 2022 não compreendem, nem aceitam a redução dos dias do certame, deixando inclusive de fora do calendário o dia 25 de julho, dia de Sant’Iago”.


“Reduzir a feira a 10 dias é voltar a cometer o mesmo erro do passado que se concluiu ter maus resultados”, referem os autarcas do PS, lembrando que “as edições de 2014 a 2016, com 10 dias, traduziram-se em más experiências e quase colocaram em causa o maior evento da região”.


A vereadora do PSD, Sónia Martins, concorda com a redução de dias feira por questões da pandemia, alegando que outros municípios da região decidiram também realizar os certames com período mais curto.


O vereador Paulo Mateus, também do PSD, disse que “o mais importante para o PSD é que a feira se realize em 2022 já que não se realiza há dois anos, sendo uma feira importante para Setúbal e para toda a região e até para o sul do país”. “É importante pensar de vez trazer a feira para o centro da cidade como sempre esteve desde a sua origem e não onde está hoje porque sabemos que deturpou ou distorcei o que era este certame, a sua vivência e a sua realidade”, concluiu.


Já o executivo municipal justifica uma edição mais curta do que o habitual tendo em conta a incerteza que subsiste, a esta distância, em relação ao controlo da pandemia de covid-19 e respetivas exigências sanitárias.
Pedro Pina, vereador da Cultura do município sadino, afirma que “estamos todos de acordo que haja feira” sublinhando que “a questão do tempo de duração da feira pode ter várias interpretações, mas é preciso contar com o tempo e o momento que estamos a viver, um tempo diferente, um grau elevado de incerteza, uma guerra a decorrer que não se o impacto que terá na nossa região e também o processo pandémico”.


De referir que a Câmara Municipal de Setúbal aprovou o edital sobre a Feira de Sant’Iago 2022 que define as regras de atribuição de lugares, por inscrição, aos comerciantes e aspetos gerais de funcionamento do certame. O edital aprovado ontem estabelece que o recinto da feira, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, funciona de segunda a quinta-feira, das 18h00 à 01h00, com o horário a ser alargado até às 2h00 na sexta-feira e ao sábado, sendo que neste dia da semana funciona a partir das 16h00. No domingo, o horário é das 16h00 à 01h00.


As inscrições para participação no certame devem ser feitas entre 23 de março e 15 de abril, no secretariado da Feira de Sant’Iago, a funcionar no Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, no edifício do Mercado do Livramento. O período para apresentação de propostas a lugares no recinto pelos concorrentes cujos pedidos de inscrição foram admitidos decorre depois entre 2 e 16 de maio, igualmente no secretariado da feira. As propostas entregues no prazo estipulado são abertas, por setor de atividade, a 23 de maio, no auditório do edifício do Mercado do Livramento, ato reservado aos interessados.

As taxas referentes à participação na Feira de Sant’Iago 2022 são obrigatória e integralmente pagas na tesouraria da Câmara Municipal de Setúbal no prazo de cinco dias úteis após afixação de edital com a lista de lugares a adjudicar.

A deliberação ressalva que a comissão organizadora da Feira de Sant’Iago 2022 pode “alterar o número de lugares definido para os diversos setores, se o número de pedidos de inscrição o justificar e a planta de ordenamento da feira o permitir”.

O edital define ainda que os comerciantes que pretendam ocupar o parque de apoio a feirantes devem manifestar essa vontade, por escrito, no ato de contratualização.

Mais informações sobre a Feira de Sant’Iago 2022 podem ser obtidas perlo telefone 910 587 107 ou pedidas pelo endereço eletrónico feira.santiago@mun-setubal.pt