André Cabica, presidente da Festa das Vindimas: “Apelo à população para maior participação neste evento que todos trazemos no coração”

André Cabica, presidente da direção da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, elogia a equipa que preparou o certame que vai realizar-se de 31 de agosto a 5 de setembro na vila de Palmela, e celebra este ano o 60.º aniversário, ou seja, as “bodas de diamante”. A festa que mantém os eventos tradicionais como os cortejos alegóricos e dos camponeses que atraem milhares de visitantes, contra este ano como novidades a realização do 1.º Trail das Vindimas, os showcookings realizados no Sunset do Adegas Wine Lounge, a exposição “Festa das Vindimas, 60 anos de memórias”, o sunset “60 anos 60 Rainhas” no espaço do Adegas Wine Lounge e o concurso “Vindimas à Janela”, lançado online a toda a população da vila. André Cabica revela que não haverá fogo de artifício, tendo em conta as recomendações da Comissão de Segurança e lança um apelo para a participação da população na festa.


Florindo Cardoso

Setúbal Mais – Como foi preparar a 60.ª edição da Festa das Vindimas, uma data tão especial?
André Cabica
– Sendo uma edição de particular destaque por comemorar as “bodas de diamante” da Festa das Vindimas, a sua preparação foi mais exigente e começou assim que terminou a edição de 2022. Pensar, planificar e preparar este grande evento é uma tarefa árdua, que se realiza ao longo de todo o ano. Felizmente, a direção é composta por uma equipa fantástica, que voluntariamente disponibiliza o seu tempo pessoal, muitas vezes em detrimento da sua família, para fazer acontecer esta grande celebração de Palmela e das suas tradições.

Setúbal Mais – O que gostaria de destacar da programação prevista?
André Cabica
– Destaco, primeiramente, as atividades mais emblemáticas da nossa Festa, como a eleição da Rainha da Festa das Vindimas; a Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto, seguida da Missa de Ação de Graças e os Cortejos Alegórico e dos Camponeses. O cortejo alegórico, que sai para a rua na tarde do dia 3 de setembro e na noite do dia 5 deste mês, contará com a colaboração de muitas associações do nosso concelho, as quais responderam positivamente ao nosso apelo e, prontamente, se disponibilizaram para este trabalho, realizado em parceria com a equipa coordenada por Miguel Jesus. A 60.ª edição contará também, como habitualmente, com uma variada oferta desportiva, como a 7.ª Rampa das Vindimas; o 3.º Troféu de Karting; o Rally Paper Vindimas 2023 e a 18.ª Prova de Orientação, para além das atividades realizadas em parceria com a Palmela Desporto.

Setúbal Mais – Embora seja um evento tradicional, há alguma novidade que gostaria de destacar?
André Cabica
– Preparámos algumas novidades para a edição deste ano. Algumas delas são o 1.º Trail das Vindimas, que terá lugar no dia 2 de setembro; os showcookings realizados no Sunset do Adegas Wine Lounge, em parceria com os produtores da região e o encontro concelhio de folclore, que terá lugar no dia 3 de setembro, no Cineteatro São João. Teremos também algumas iniciativas que assinalam a comemoração dos 60 anos da Festa, tais como a exposição “Festa das Vindimas, 60 anos de memórias” no Cineteatro São João; o sunset “60 anos 60 Rainhas” no espaço do Adegas Wine Lounge e o concurso “Vindimas à Janela”, lançado online a toda a população da vila.

Setúbal Mais – Um dos momentos altos da festa é a eleição da Rainha das Vindimas. O que pode revelar sobre este espetáculo tão tradicional?
André Cabica
– A eleição da Rainha das Festa das Vindimas é uma iniciativa que começa muito tempo antes do espetáculo propriamente dito, que terá lugar no próximo dia 30 de agosto, no Cineteatro São João. A equipa que gere este momento tão emblemático da nossa Festa começa o seu trabalho com a preparação da imagem, com a organização das atividades que as candidatas irão realizar previamente ao dia do espetáculo e com as várias apresentações em que participam. No passado dia 18, organizámos o Sunset Vindimas 2023, evento em que as candidatas foram apresentadas oficialmente à população. Foi também neste dia que a Marcha das Vindimas 2023, com autoria de José Condinho e Bruno Contente e interpretação de Susana Martins, ecoou pela primeira vez no Largo de São João. As candidatas estiveram presentes no dia 19 na Palm(ela) Beach Party, organizada pela SFP Loureiros e estarão no próximo dia 26 na White Party, promovida pela SF Humanitária. O espetáculo deste ano contará com a apresentação de Eduardo Madeira e terá algumas surpresas cuidadosamente preparadas para tornar esta edição comemorativa dos 60 anos ainda mais especial.

Setúbal Mais – Haverá fogo de artifício se for autorizado pela Proteção Civil?
André Cabica
– O fogo de artifício não consta da programação para a 60.ª edição da Festa das Vindimas. Tendo em conta as recomendações da Comissão de Segurança, que cuidadosamente organiza e planifica o evento para garantir a segurança da população, esta equipa tem feito um esforço para encontrar alternativas culturais que preservem o meio em que estamos inseridos, habitat natural de tantos animais e plantas, o Parque Natural da Serra da Arrábida.

Setúbal Mais – Qual a mensagem que quer deixar às gentes de Palmela?
André Cabica
– Deixo um convite e um apelo em nome de toda a equipa para uma maior participação neste evento que todos trazemos no coração. A Festa das Vindimas de Palmela é a mais antiga do país e uma das poucas festas da região que é organizada por uma associação sem fins lucrativos, ou seja, por uma equipa que trabalha voluntariamente e se entrega de corpo e alma à organização da nossa Festa, em conjunto com uma série de parceiros. Sem o esforço e envolvimento da população, a sua realização não é possível, por isso apelo a que “arregacem as mangas” e abracem o projeto de organizar esta comemoração que nos é tão querida, já que este será o último ano de mandato da atual equipa. E, claro, venham comemorar connosco, porque afinal as Vindimas somos todos nós!