Marinha coordena resgate de passageira de nacionalidade britânica ao largo de Sines

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, a 30 de dezembro, uma operação de busca e salvamento de uma mulher de nacionalidade britânica, de 84 anos, passageira do navio cruzeiro MS IONA (MMSI: 232025845) com pavilhão do Reino Unido, que se encontrava a navegar a cerca de 30 milhas, aproximadamente 55 quilómetros, a oeste do cabo de Sines.

O alerta foi recebido no MRCC Lisboa por volta das 10h42, através de uma chamada telefónica efetuada pelo navio cruzeiro, que reportou que uma passageira teria sofrido um ataque cardíaco, mas que se encontrava em condição estável.

De imediato foi informado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODUMAR) que efetuou a avaliação da vítima via chamada telefónica com o navio de passageiros. A Capitania do Porto de Lisboa, foi também informada, que prontamente efetuou a ativação de uma lancha da Estação Salva-Vidas para efetuar o desembarque da passageira que aconteceu pelas 18h30 junto da torre VTS de Algés, no rio Tejo.

Após o resgate médico, o INEM transportou a passageira para uma unidade hospitalar.