Estrada da Figueirinha pode não encerrar na próxima época balnear

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, informou hoje, em sessão pública, que ainda não há decisão sobre a interdição do trânsito entre a praia da Figueirinha e o portinho da Arrábida na próxima época balnear.

Maria das Dores Meira revelou que brevemente vai ser realizada uma conferência para anunciar a medida a implementar na próxima época balnear após a análise do relatório elabarado pela comissão de acompanhamento do programa “Arrábida sem carros”, da Assembleia Municipal de Setúbal.

“Não está totalmente decidido” mas “não será muito diferente dos anos anteriores”, disse a edil sadina.

Maria das Dores Meira anunciou que serão colocados pilaretes ao longo da estrada até Maio para evitar o estacionamento nas bermas.

A questão foi levantada pelo vereador do PS, Paulo Lopes, perante notícias que dava conta da manutenção do programa em igual modo a 2018. “Ficamos na expecativa”, disse o autarca, alertando que a câmara municipal deve respeitar o relatório elaborado pela comissão de acompanahmento.

Recorde-se que em 2018, no troço da EN379-1 compreendido entre a praia da Figueirinha e o portinho da Arrábida só era permitida a circulação de viaturas de residentes, viaturas em serviço devidamente autorizadas, transportes públicos e viaturas de emergência e socorro.

Os utilizadores das carreiras para a praia da Figueirinha tiveram a possibilidade de estacionar gratuitamente as viaturas próprias no piso – 4 do Centro Comercial Alegro (600 lugares) e no Parque da Várzea (300 lugares), bem como em outras bolsas de estacionamento gratuito na cidade de Setúbal, ou no parque de estacionamento do Morango, em Brejos de Azeitão. Para as pessoas que prefeiram as praias de Galapos/Galapinhos e Creiro/Portinho da Arrábida, a autarquia garantiu ainda um serviço de vaivém gratuito, de 30 em 30 minutos, a funcionar entre a Figueirinha e a zona do Creiro.

O plano de intervenção para melhorar as condições de acesso às praias da Arrábida previu ainda a possibilidade de os automobilistas deixarem as viaturas no parque de estacionamento cedido pela Secil, com capacidade para 300 viaturas, e de seguirem para a praia da Figueirinha num outro serviço de vaivém regular, com um custo de 1 euro, ida e volta. Quem preferiu a praia da Albarquel, teve disponível um outro serviço de vaivém regular a partir da avenida Luísa Todi, com um custo de 1,40 euros, ida e volta.